Páginas

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Estudantes da Unip apresentam reivindicações no Café da Manhã com o Prefeito


O encontro realizado no Paço Municipal dia 12 de agosto, quando o prefeito Miguel Haddad recebeu a juventude jundiaiense para, dentro das comemorações do Ano Internacional da Juventude, debater questões de interesse dos jovens, teve desdobramento nesta terça-feira (24), com a participação de um grupo de estudantes da Unip – Universidade Paulista – no Café da Manhã, que acontece todas as semanas na sala de reuniões do Paço Municipal. Naquela oportunidade, dado o grande número de estudantes presentes, o prefeito sugeriu que outras reuniões fossem feitas, tratando de questões específicas. A Unip é a primeira a participar.

Como de praxe, os secretários municipais também participaram, pois os convidados do café podem apresentar suas reivindicações diretamente para eles. Além de Francisco Carbonari, (Educação), Sinésio Scarabello Filho (Obras), Roberto Scaringella (Transportes) e José Antonio Parimoschi (Finanças), esteve presente também o assessor da Juventude, Márcio Ferrazzo. Para os estudantes, a maioria do curso de Administração, foi uma oportunidade de colocar para o governo municipal suas principais necessidades, mas também, de conhecer um pouco mais sobre o funcionamento da máquina administrativa e as principais ações realizadas ou em andamento na cidade.

Uma das questões apresentadas foi referente a estágio. Os estudantes queriam saber por que a Unip não tem estagiários na Prefeitura, a exemplo de outras escolas da cidade. O secretário Francisco Carbonari explicou que se trata de política própria da universidade, que não contempla esse tipo de parceiras em sua estrutura administrativa. Um professor da instituição, que também estava presente, confirmou a informação. Segundo ele, a unidade de Jundiaí não tem autonomia para decidir sobre essas questões, embora a Secretaria Municipal de Educação já tenha feito contatos nesse sentido.

Outros temas foram colocados em discussão e um deles de interesse geral dos estudantes: transporte coletivo. O prefeito Miguel Haddad explicou que todos os investimentos que estão sendo feitos no setor visam dar mais qualidade ao serviço, para que a população use cada vez menos os veículos particulares, o que aumentaria também a fluidez no trânsito. “Quando temos um transporte público de qualidade, a tendência é que a população passe a utilizá-lo mais”, disse. O prefeito também enfatizou que as obras públicas igualmente colaboram nesse sentido, pois os corredores de ônibus são sempre colocados como prioridade no cronograma de melhoramentos nas vias públicas.


O Café da Manhã tem como objetivo estabelecer um canal de comunicação direto entre a população e o governo municipal. Ele acontece todas as terças-feiras , das 9 às 10 horas, na sala de reuniões do oitavo andar do Paço Municipal.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Café da Manhã abre as comemorações do Ano Internacional da Juventude

Jundiaí, 12 de agosto de 2010. O Prefeito Miguel Haddad encontrou-se, hoje (12), com jovens de diversas partes da cidade. O auditório do 8º andar ficou pequeno para receber quase 250 pessoas entre estudantes, jovens empreendedores, músicos, esportistas, todos engajados comprometidos e dispostos a interagir com o poder público. O encontro foi marcado pela Assessoria da Juventude que anunciou o pacote de ações planejado para as comemorações do Ano Internacional da Juventude.
Esportes radicais, atividades culturais e educacionais, palestras, interatividade e campanhas farão parte das ações que serão desenvolvidas daqui até o final do ano. “Hoje, iniciam-se as comemorações do ano internacional da juventude. Este encontro é um divisor de águas e estreita ainda mais o contato dos jovens com o poder público, que está interessado em desenvolver políticas públicas voltadas para nós”, destacou Márcio Ferrazo, coordenador da Assessoria da Juventude, um órgão da administração municipal.

Jundiaí foi a primeira cidade, no Estado de São Paulo, a instituir o Conselho Municipal da Juventude, em 2003. Desde então, Jundiaí coloca as discussões sobre o tema numa instância privilegiada, reforçando a importância estratégica deste público, comprovada por números: segundo dados da Fundação SEADE (Sistema Estadual de Análise de Dados), atualmente Jundiaí tem mais de 30% de sua população na faixa etária entre 15 e 29 anos.

Segundo o coordenador, a Assessoria da Juventude exerce, atualmente, um papel muito importante, no sentido não só de dialogar com as diversas secretarias municipais como também na implementação de ações com a participação dos jovens. “Os jovens jundiaienses também estão representados em âmbito legislativo com a Frente Parlamentar da Juventude”, completou.

Em suas manifestações, os jovens elencaram algumas preocupações com temas como segurança, transporte público, gravidez na adolescência, drogas, empreendedorismo, esportes. O prefeito Miguel Haddad anotou as demandas e reivindicações e destacou a necessidade de organizar reuniões temáticas para dar conta de discutir todas as solicitações. “Vou deixar o Márcio Ferrazo responsável por organizar encontros temáticos para que possamos discutir os temas, o que é ideal e como poderemos avançar no sentido de atender as solicitações, de acordo com nossa capacidade”.

As comemorações que começaram com o café da manhã, prosseguiram durante todo o dia nos terminais de ônibus Vila Arens, Central e Eloy Chaves que se tornaram palco de apresentações artísticas. “É uma programação feita por jovens, numa parceria da Assessoria da Juventude e da Secretaria de Cultura”, completa Ferrazzo.

“Fico muito feliz e foi uma surpresa muito positiva encontrar esta sala cheia. Isso mostra a disposição, a vontade e o comprometimento com vocês mesmos. Vamos aguardar os encontros temáticos para discutir assuntos mais pontuais. Estamos à disposição de todos para fazer de Jundiaí uma cidade cada vez melhor”, agradeceu o prefeito.

Acompanhando o prefeito estavam os vereadores José Galvão Braga Campos (o Tico) e Gustavo Martinelli, além dos secretários Juca Chaves Rodrigues (Casa Civil), Carmelo Paoletti Neto (Comunicação), José Antonio Parimoschi (Finanças), Roberto Salvador Scaringella (Transportes), Alaércio Borelli (Esportes), Francisco Carbonari (Educação), Penha Camunha Martins (Cultura), Tânia Pupo (Saúde), Maria Aparecida Rodrigues Mazzola (SEMADS), Fernando Balbino (Diretor da ESEF).

O encontro contou também com a presença de Milena Duarte, que representava a coordenadora estadual da Juventude, Mariana Montoro. Ela parabenizou a organização do evento e a iniciativa do prefeito e se colocou à disposição para apoiar e colaborar com as ações desenvolvidas em prol dos jovens. Para entrar em contato com coordenadoria estadual da Juventude, acesse: [www.juventude.sp.gov.br].



Anote na agenda e participe:
  • Jundiaí Radical: campeonato de bike, skate e patins, em parceria com a secretaria de Esportes. Data: 23 e 24 de outubro.
  • Virada Jovem: diversas atividades culturais e educacionais, shows, esportes radicais e prestação de serviços. Data: 20 e 21 de novembro.
  • Interatividade: realização de cinco palestras em todas as faculdades de Jundiaí, em parceria com a secretaria de Comunicação. Data: 2º semestre.
  • Portal da Juventude: criação do Portal da Juventude, em parceria com a secretaria de Comunicação e a Companhia de Informática de Jundiaí. Data: lançamento em dezembro.
  • Paz na Balada: campanha de prevenção a acidentes de trânsito pelo uso de álcool, em parceria com a secretaria de Tranportes e o Conselho Municipal Anti-Drogas. Data: início em novembro.
  • Conselho Municipal da Juventude: finalização do concurso da logomarca.






quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Prefeito vai anunciar pacote de ações para os jovens

Com o título de Parada Jovem, o prefeito Miguel Haddad anuncia, nesta quinta-feira, dia 12 de agosto, um pacote de ações voltadas aos jovens de Jundiaí. O evento acontece na semana em que se comemora o Ano Internacional da Juventude, promulgado pela ONU. Com as ações que serão divulgadas nesse dia, o prefeito irá demonstrar a importância estratégica desse segmento. Segundo dados da Fundação SEADE (Sistema Estadual de Análise de Dados), atualmente Jundiaí tem mais de 30% de sua população na faixa etária entre 15 e 29 anos.
O coordenador da Assessoria da Juventude, um órgão da administração municipal, Márcio Ferrazzo, informa que será um dia de muitas atividades e com um fato a ser comemorado também: o 1º Conselho da Juventude no Estado de São Paulo surgiu em Jundiaí, no ano de 2003, por um ato do então prefeito Miguel Haddad. “Desde muitos anos que Jundiaí coloca esse tema numa instância privilegiada, o que vem a ser reforçado com as ações que serão anunciadas nesta semana”, comenta Ferrazzo. Segundo o coordenador, a Assessoria da Juventude exerce um papel muito importante, no sentido não só de dialogar com as diversas secretarias municipais como também na implementação de ações com a participação dos jovens.


A programação da Parada Jovem terá início às 9 horas, com um café da manhã com o prefeito e jovens de diversos segmentos, como estudantes, esportistas, artistas, lideranças da comunidade, além de representantes do Conselho Municipal da Juventude. Para dar destaque à comemoração, os terminais de ônibus Vila Arens, Central e Eloy Chaves serão palco de apresentações artísticas que representam o comportamento atual da juventude: bandas, música eletrônica, dança de rua e grafite. “É uma programação feita por jovens, numa parceria da Assessoria da Juventude e da Secretaria de Cultura”, completa Ferrazzo.

Serviço
Café da Manhã com o Prefeito
Dia: 12 de agosto
Horário: 9 horas
Local: Auditório do 8º andar do Paço Municipal
Intervenção Artística
Horário: a partir das 10 horas
Local: Terminais Vila Arens, Eloy Chaves e Central.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

#puxadinhonao

Na semana do dia 12 de Agosto, em que a ONU chama atenção para o Ano Internacional da Juventude, lanço uma idéia para imprimir nas bandeiras de luta pelas Políticas Públicas para a Juventude: #puxadinhonao.
Twittar essa idéia significa ir muito além da internet, mas formar uma rede para que os jovens possam ter voz. Ocupar os espaço tradicionais, como o Conselho Municipal da Juventude - Jundiaí foi a 1ª cidade do Estado de São Paulo a criar, em 2003 - e também os novos canais de participação, como o portal @cidademocratica.
Política Pública de verdade se faz com recurso e o segmento que ultrapassa os 30% da população não merece puxadinho, mas tem direito a oportunidades reais nos melhores os (in)cômodos da casa.

Parada Jovem

Com a autoridade de quem criou o 1º Conselho da Juventude do Estado de São Paulo, o Prefeito Miguel Haddad dá o exemplo: lança um pacote de ações do Governo em café da manhã com dezenas de jovens no dia 12, às 9h, no Paço Municipal.