Páginas

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Conferência Municipal da Juventude - Jovens assumem papel de protagonistas e debatem políticas públicas para a Juventude



No último sábado, 10, o jovem de Jundiaí e região exerceu o seu papel de protagonista discutindo temas relacionados à Juventude durante a primeira Conferência Municipal para o segmento – que representa mais de um terço da população jundiaiense. Organizada pela Assessoria da Juventude – órgão da Prefeitura responsável pela interlocução entre o jovem e o Poder Público – em parceria com o Conselho Municipal da Juventude (empossado no início de 2011), contou com o apoio de profissionais do SENAC de Jundiaí, que orientou os envolvidos durante todo o encontro.
Os que já estiveram numa conferência dessa natureza com certeza foram surpreendidos, pois o método escolhido para o debate foi pioneiro na realização de um encontro como esse. Conhecido como World Café, se trata de uma rede viva de diálogo colaborativo. O auditório da Fatec, que abrigou o encontro, estava repleto de mesas redondas e cadeiras, onde os jovens debateram em grupos de até dez pessoas temas aleatórios, se revezando quando o tempo determinado pela organização se esgotava. Dessa forma, os 80 jovens presentes puderam discutir em todas as mesas, com pessoas diferentes, apresentando de forma democrática as suas ideias. “Quisemos inovar a forma de se realizar uma Conferêcia desse tipo. Queremos fugir de um modelo que ao nosso ver não funciona mais e que afasta o jovem, com grupos partidarizados que acabam impondo seus interesse partidários acima do interesse do jovem que vive na cidade, estuda, conhece as suas dificuldades e tem ideias de como ameniza-las. É esse jovem que queremos ouvir, o jovem que está afim de contribuir para a criação de uma cidade melhor”, observa Márcio Ferrazzo, assessor municipal da Juventude, que também afirmou estudar diariamente diferentes formas de atrair o jovem para pensar a cidade, “estamos fazendo o nosso melhor para descobrir como o jovem gostaria de participar mais ativamente. O mundo mudou, e com ele nós também precisamos inovar” salienta, Ferrazzo.
O debate durou em média quatro horas, e teve as propostas de cada mesa discutidas por quase duas horas pelos jovens, e posteriormente votadas por todos que estavam presente. Foram aprovadas ideias como Passe Livre Estudantil, Turismo Cultural, Implantação de Escolas Públicas de Música, Universidade Pública em Jundiaí, 10% do PIB em Educação, Qualifica Jundiaí - todos pela qualificação profissional, entre outras. “Agora os documentos com as propostas, moções e sugestões serão entregues ao Prefeito e para as Secretarias responsáveis por cada área. Sem dúvida serão estudadas, e esperamos que muitas delas sejam de fato colocadas em prática.” Afirma Márcio Ferrazzo.
                Além disso, 30 delegados foram eleitos na Primeira Conferência da Juventude de Jundiaí. Eles irão representar a cidade no âmbito regional, que ocorrerá em Campinas no próximo sábado (17).

Nenhum comentário:

Postar um comentário