Páginas

domingo, 19 de abril de 2009

Badi Assad valeu meu feriado

Pouco mais de uma hora de ontem valeram por todo o feriado prolongado. Vi, em Itatiba, dentro do programa Circuito Cultural Paulista, do governo do Estado, show da inacreditável Badi Assad. Além de cantar e usar o corpo como perfeito instrumento de percussão, ela é considerada pela revista Guitar Player uma das melhores violonistas do planeta.
As apresentações culturais do Circuito são gratuitas, mas em algumas os ingressos devem ser retirados com antecedência. Nesse caso, com uma semana de antecedência. Apesar de saber dele há algum tempo, pelo site da secretaria estadual de Cultura (se informe também: http://www.cultura.sp.gov.br/), fui deixando a retirada para depois e quando me dei conta, já haviam acabado. Dizem que quanto maior o risco, maior a possibilidade de recompensa. Fomos, eu e o amigo Carlinhos Pasqualin, diretor do grupo teatral Performático Éos, arriscar aparecer sem ingressos. Para nossa sorte, um desistente, com muita educação, foi devolver os que havia retirado e nos premiou.
Se soubesse o que perderia, certamente nossa negligência não seria perdoada. Badi atordoou com seu talento, além da simpatia. Cantou músicas de outros compositores, como "À primeira vista", do Chico Cesar, e próprias, como duas canções compostas para a filha de 1 ano e 9 meses, que lhe renderam lágriams de saudade. Fez o impossível ao tocar percussão com a boca e cantar ao mesmo tempo, além de executar o que o Carlinhos definiu como balé dos dedos no violão.
No Brasil, esse tipo de artista não atinge grande público. Seus oito CD's, lançados no exterior, raramente são encontrados por aqui. A gravação da música "À primeira vista" retrata esse fato. O compositor assinou contrato de exclusividade com a cantora Daniela Mercury no Brasil e Badi só pode gravar porque sabia que ela dificilmente chegaria ao mercado brasileiro.
O Circuito Cultural Paulista é um dos poucos projetos que honram nossos impostos. Além de valorizar os artistas que realmente merecem, cria oportunidades para o público, de qualquer faixa social, assitir a um genuíno espetáculo. Por falar nisso, vem aí, na metade de maio, a 2ª edição de Virada Cultura em Jundiaí!

4 comentários:

  1. Adoro artistas que "salvam" nosso dia...
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Nossa missao como membros do Conselho da Juventude, e fazer o jovem dar valor aos artistas brasileiros...se Deus quiser estamos caminhado pra isso...a Virada Cultural e nossa primeira ferramenta!
    Parabens pela iniciativa Marcio!

    ResponderExcluir
  3. Fala, Tatty e Bacana. Muito obrigado pelo apoio e envolvimento. Como membros do Conselho da Juventude, nossa oportunidade é grande. Fico otimista sempre quando entramos em contato. Volte sempre. Abração!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado, Zé! Você, blogueiro experiente e "puta" artista, pode espiar aqui de vez em quando e me ajudar a aperfeiçoar, hein!? rs Abs!!!

    ResponderExcluir