Páginas

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Cidadania como lição de casa

Convidado pelo secretário Municipal de Finanças, José Antonio Parimoschi, conheci o Portal da Transparência, instrumento que está sendo criado para apresentar as contas da prefeitura de forma simples e objetiva para o cidadão.
Parimoschi explicou para sua equipe que o feito é nada mais que obrigação dos gestores públicos modernos e que eles devem estar compromissados em facilitar a vida de quem quer exercer a democracia participativa.
Assim como transparência é o mínimo que nossos representantes podem nos oferecer, acessar o Portal da Transparência deveria ser lição de casa para os cidadãos.

O beijo no Prefeito

Enquanto escrevo esta coluna, ouça minha sobrinha, de oito anos, perguntar para minha irmã: “você não sabe quem me deu um beijo?”. Fico atento na resposta: “o prefeito Miguel Haddad”.
O beijo das crianças pode simbolizar a serenidade que lhe é de direito por decisão da Justiça Eleitoral, após as vitórias que o absolveram nesta semana.

O umbigo do oportunista

Uma das coisas mais chatas da velha política é o oportunismo. Gente que se diz portadora das melhores intenções e fala em nome de uma determinada classe como se sua "procuração" justificasse qualquer tipo de atitude, sem o menor senso ético e, na verdade, olhando apenas para o próprio umbigo.
Semana passada, o prefeito Miguel Haddad atendeu a pedido de audiência do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unianchieta, para falar sobre o trânsito caótico durante o período noturno de aulas. A imprensa veiculou a informação e o ex-vereador Sérgio Dutra, presidente do PT local, resolveu aparecer, sob a alegação de que mora na região e representa os moradores, mas com o propósito velado de partidarizar a questão e obter holofotes.
O problema não é sua filiação, Arthur dos Santos, membro do Mutirão (chapa do atual mandato do DCE), esteve presente e é petista. Mas lá ele representava os alunos – e com postura, diga-se de passagem. O prefeito, elegantemente, permitiu a entrada de Dutra, que frustrou o voto de confiança ao tentar desviar a pauta.
Apesar do ato inoportuno, os alunos aprovaram a proposta do secretário de Transportes, Roberto Scaringella, de promover uma operação de monitoramento para aliviar os congestionamentos de forma imediata. Num segundo momento, informou também que haverá intervenções com obras.
Posturas como a do ex-vereador podem colocar a perder consensos pragmáticos, que levam a ações concretas de melhoria, sem o óculos embaçado que só mostra a próxima eleição.

De jovem deputado para jovem vereador

O vereador Gustavo Martinelli, um dos três candidatos pertencentes à Juventude do PSDB lançados em 2008, estuda sugestões encaminhadas pelo Deputado Estadual Bruno Covas, presidente nacional do órgão responsável por atrair jovens para o partido e gerar novos líderes.
O Deputado sugeriu a criação da comissão de juventude e do parlamento jovem na Câmara Municipal de Jundiaí. Como o mais jovem vereador da cidade, com 23 anos, nada mais adequado para Gustavo do que protagonizar tais avanços nas políticas públicas voltadas para a juventude.

Juventude no Legislativo

Além das propostas citadas, Bruno também sugeriu a criação do Conselho Municipal da Juventude. Nesse caso, não será preciso, pois já existe desde 2003, sendo o 1º do Estado de São Paulo, e está bastante ativo. Ontem, os conselheiros se reuniram para tratar principalmente da organização de uma conferência livre sobre segurança pública só para os jovens.
Se a prefeitura está atenta ao segmento que ultrapassa 88.000 habitantes na cidade, já passou da hora de nossos vereadores acordarem para essa necessidade.

Altos vôos dos jovens tucanos

Bruno Covas, neto do ex-governador de São Paulo e ícone da história do PSDB Mario Covas, tem 28 anos. Formado em direito e economia, com mestrado em administração pública focado em finanças, iniciou a carreira à frente da reestruturação da Juventude do PSDB do Estado de São Paulo. Atualmente é presidente nacional do órgão.
Como Deputado, preside a mais cobiçada das comissões da Assembléia Legislativa, a de Finanças e Orçamento. Também foi relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD), ligado aos direitos autorais de músicas.
Bruno, não só pelo sobrenome, é um dos tantos exemplos de jovens que começaram a carreira na militância da juventude tucana e hoje ocupam posições importantes.
Em Jundiaí, Gustavo Ungaro, precursor do movimento jovem do PSDB na cidade, ex-presidente do disputado diretório acadêmico de Direito da USP, que hoje dirige a Fundação de Terras do Estado de São Paulo (ITESP), é nosso maior exemplo.
Bruno costuma dizer ao se deparar com políticos intencionados a impedir que os jovens cresçam na política, sob o argumento de que eles poderão tomar seus lugares, que tucano não é cobra, é ave e quer alçar vôos cada vez mais altos.

Felicidades ao Multi-Lacraia

Ricardo Colombera, o Lacracaia, um dos mais conhecidos body art de Jundiaí se casa hoje. Retrato do comportamento jovem contemporâneo, possui mais de 50 perfurações no corpo e, além de tatuador, é artista plástico. Participou, como ator, do primeiro grupo de técnicas clownescas da cidade, e, como músico, toca gaita de fole escocesa e integra uma das melhores bandas cover do grupo Slipknot.
Lacraia é hoje membro da interessante Igreja Bola de Neve, que vem atraindo a galera pela sua linguagem voltada aos jovens. Receberá os abraços dos irmãos Ulisses, ator do Performático Éos, e Rafael Vertuan, seus primos.

Texto originalmente publicado na coluna Mais Atitude!, que assino no Jornal da Cidade.

2 comentários:

  1. De tantos artigos,
    Felicidades ao Multi-Lacraia!!!
    Adoro quando gente lôca se casa. Me dá esperanças!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Márcio, quem ti viu, quem te lê! Oh menino, belos artigos!
    Parabéns pela dialética criativa nos textos
    E toda felicidade do mundo para o Ricardo(apelidado por mim na adolescência de Lacraia) haha , éhhh.. Sabia disso?
    Partilhamos na adolescência , eu, ele, Ulisses, babaluuuu (Wilian), Tayna, entre outros, bons e fecundos momentos “artísticos” !

    Abraço
    Fernanda Nucci

    ResponderExcluir