Páginas

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Pedalar as idéias

Muito se falou sobre ciclovias durante a campanha eleitoral. Soninha, candidata a prefeita da selva de automóveis chamada São Paulo, personificou a causa e foi aos debates de bicicleta.
Não com tanto entusiasmo, mas em Jundiaí a idéia de incentivar o uso do veículo saudável — para si próprio e para todos — também foi ventilada.
Na prática, antes dos políticos a galera se mexeu. Ontem foi promovida nossa 1ª “Bicicletada”, em manifestação contra a violência e a intolerância no trânsito.

...

E o que importa não são apenas obras, construção de ciclovias, mas também ações como campanhas de educação nas escolas, no trânsito, projetos de integração entre bicicleta e ônibus (biclicletários nos terminais) etc. Como diz o Deputado Federal Emanuel Fernandes (São José dos Campos), importa tanto hardware, corpo, quanto software, alma.
Mas como a velha política gosta mesmo é de obra, de concreto a certeza de que seus representantes precisam pedalar suas idéias.

Juventude nas alturas

A assessoria da Juventude, órgão da prefeitura destinado a promover ações para e com o segmento que ultrapassa 90 mil habitantes, tem agora um aliado à altura do desafio. O vice-prefeito, Luiz Fernando Machado, do alto de seu mais de 1 metro e 90 de altura, assumiu sua reestruturação. Ele é jovem tem identificação com a causa: foi o primeiro presidente do conselho municipal da Juventude.
Sugeri a implantação da assessoria e assumi sua direção em 2007. Durante a campanha eleitoral o prefeito Miguel Haddad firmou o compromisso de incluí-la no seu proposto salto de desenvolvimento. A mudança da secretaria de Governo e Comunicação Social para o gabinete do vice-prefeito amplia o respaldo institucional e simboliza a Juventude como uma prioridade de governo.

Segurança para opinar

Representei o conselho municipal da Juventude em reunião sobre a 1ª Conferência Municipal de Segurança Pública (1ª CONSEG), que será realizada dos dias 27 a 29 de maio.
Até a 1ª CONSEG nacional, serão realizadas etapas locais. Jundiaí terá voz e voto em Brasília com delegados eleitos e também do Poder Público. A proposta do secretário da Casa Civil, Juca Rodrigues, é ouvir efetivamente a sociedade.
Como justamente sobre a faixa até os 30 anos recaem os maiores índices de violência, propus a realização de uma conferência livre só para os jovens. A organização será discutida pelos conselheiros da juventude no próximo dia 24, às 18 horas. Quem quiser participar, pode enviar e-mail para mailto:juventude@jundiai.sp.gov.brundiai.sp.gov.br.

Fora dos muros da escola

Carlinhos Pasqualin, diretor do grupo de teatro Performático Éos, terá cadeira reservada na conferência livre da juventude sobre segurança pública. Experiente em projetos sociais, como na direção da Universidade Livre do Circo (UNICIRCO), projeto voltado a crianças e adolescentes carentes, sabe que transformação social não se faz sem educação e cultura.
Nesta semana, em sessão do Moviecom Arte, ele assistiu ao filme francês “Entre os muros da escola”, que retrata como um professor conseguiu lidar com a diversidade étnica e cultural de uma sala de aula inquieta, e concluiu que os conflitos devem ser resolvidos com diálogo, num aprendizado mútuo dos alunos e do mestre.

...

Coincidentemente, Carlinhos acompanhou a sessão ao lado de cerca de 70 funcionários da secretaria de Educação de Várzea Paulista, juntamente com o secretário, Profº Luciano Braz Marques. Ao final, o grupo foi debater o tema num café. Um exemplo de como o diálogo pode ser usado para o aprendizado fora dos muros da escola.

Locomotron festeja 3 anos

Após tocar para mais de 10 mil pessoas na Festa da Uva do ano passado e figurar entre as três finalistas do programa Astros, do SBT, em fevereiro, a banda Locomotron marcará seu 3º aniversário com o lançamento do seu site e o pré-lançamento do seu CD. O site foi elaborado pela mesma empresa que produziu sites de artistas do porte de Lulu Santos e Detonautas. Haverá também a participação de convidados e da banda Vox.

Serviço:
Local: Café Tequila - Bulevar Beco Fino - acesso pela Rua Prof. João Batista Curado, nº 80 - Chácara Urbana
Preço: R$15,00 com flyer (pode ser impresso no site http://www.tequila.com.br/)
Contato: shows@bandalocomotron.com.br

Palestra

O PSDB de Jundiaí, através do Instituto Teotônio Vilela (ITV) e com o apoio da Juventude Tucana, realiza, no dia 25, a palestra “Crise Global e o Jeito Tucano de Governar”, proferida pelo Profº Dr. Marcos Campagnone.
O ITV-Jundiaí é coordenado pelo secretário municipal de Finanças, José Antonio Parimoschi (foto), ícone da nova política jundiaiense.

Serviço:
Local: Câmara Municipal - Rua Barão de Jundiaí, nº128 - Centro
Horário: das 9:00 às 12:30 horas
Entrada Gratuita e inscrições no local

Texto originalmente escrito para a coluna MAIS ATITUDE!, que assino no Jornal da Cidade.

2 comentários:

  1. Pô, Márcio, muito legal essa sacada de que nossos políticos precisam pedalar as idéias! Eu já tinha lido no jornal, mas aproveito para mandar um abraço. A gente se viu aquele dia na Nove, não é? Valeu.

    ResponderExcluir
  2. E como precisam, hein, Arnaldo! rs Obrigado por passar aqui e pelo abraço. Incentiva! Sem isso, o murro na faca fica sem sentido. Parabéns pela bicicletada, idéia que precisa persistir, acompanhada de mais e mais ações. Sua coluna no Bom Dia pedala muito bem as idéias, por sinal! Valeu!

    ResponderExcluir