Páginas

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Alma oportunista

Conheci Germano Guimarães na festa de bodas de madeira do deputado Bruno Covas há poucos meses. Tive a idéia de convidá-lo a palestrar em Jundiaí porque me contaram sobre sua pós-graduação em Washington. Apenas 35 jovens do mundo foram selecionados e o tucano de 23 anos foi o único brasileiro. Um dos casos que estudou foi a campanha do presidente Obama na internet. Germando veio, a juventude do PSDB de Jundiaí pouco compareceu, perdendo uma grande palestra. Fiquei de trazê-lo de volta.
A Raquel Costa me foi apresentanda por um amigo em comum. Interessada em oferecer palestras como voluntária, chamei logo a tomar um café comigo. Feliz conincidênci, me entusiasmei com a especialista em mídias sociais, que contou de sua experiência na Agência Estado. Perguntei se ela trabalhou com o jundiaiense Sandro Vaia, jornalista que dirigiu a agência. Disse que sim e juntei as peças...
O Sandro Vaia me foi apresentado quando eu tinha 16 anos e escrevia artigos no Jornal de Jundiaí. Minha prima Sandra Cárnio me levou até a casa dele. Sentei-me à frente do diretor de Redação do Estadão, tremi, mas fui muito mais do que bem recebido. Indicou-me um livro -- o jornalismo literário "O segredo de Joe Gold" --, e ficou de ler os artigos. Pouco tempo depois, me enviou suas considerações muito positivas sobre meus textos.
Veio a ligação do prof. Gabriel, do colégio Técnico, me oferecendo datas na reposição das aulas de sábado devido à gripe suína. Uma delas, 19 de setembro, havia previsto a nova palestra do Germano. Advinhem: deixei a juventude do PSDB de lado, porque mereceu, e convidei o palestrante a falar para os alunos do Técnico. Daí para eu juntar a Raquel e o Sandro também foi só minha alma oportunista se manifestar. Então não percam!
“As Mídias Sociais e o Impacto na Sociedade” no Colégio Técnico Vasco Antonio Venchiarutti

Seminário sobre o peso das mídias sociais na sociedade.

A Assessoria da Juventude, órgão da Prefeitura de Jundiaí, em conjunto com o Colégio Técnico Vasco Antonio Venchiarutti (ETEVAV), apresenta no dia 19 de setembro, o seminário “As Mídias Sociais e o Impacto na Sociedade”, onde os alunos do ETEVAV poderão compreender melhor as transformações que a internet tem causado nas esferas política, econômica e social. O objetivo do evento é contribuir para dotar os jovens de visão crítica e postura cidadã.

Palestrantes:
· Raquel Costa – Diretora de Projetos Digitais da Digital Happenings Interactive. Pós-graduada em Gestão Empresarial pela FGV-SP, com especialização em Business Management pela Sloan School - MIT e extensão em Gestão do Conhecimento.
A partir da pergunta “Você está pronto para viver no mundo das mídias sociais?”, abordará a importância das mídias digitais no mundo atual, em oferecer múltiplas oportunidades de interação, ao passo em que se impõe como fator indispensável na vida das empresas, gestores públicos e pessoas comuns.
· Germano Guimarães – Administrador Público, pós-graduado em Liderança Governamental, atualmente coordena o Programa de Melhoria da Qualidade da Secretaria Estadual de Educação.
O “Case” Barack Obama será apresentado como o maior exemplo de utilização do potencial catalisador das mídias sociais a serviço dos anseios da sociedade. O palestrante estudou a fundo o uso da internet na campanha eleitoral do Presidente dos EUA na Gerogetown University, de Washington.
· Sandro Vaia – Jornalista e escritor, ex-diretor da Agência Estado e do jornal O Estado de S. Paulo.
Participou ativamente de processos de modernização na grande mídia. Além disso, é autor do livro “Yoani, a blogueira que abalou Cuba”, sobre a cidadã cubana considerada uma das 100 pessoas mais influentes pela revista Time, através da publicação de um blog.

2 comentários:

  1. Boa noite, Marcio,

    A palestra será onde?!
    Será aberta.

    Fiquei interessado para ir!

    Um abraço,
    henrique

    ResponderExcluir
  2. Olá, Henrique!

    Será aberta, sim. Que bom que se interessou. Será muito bem vindo!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir