Páginas

sábado, 12 de setembro de 2009


Fotógrafa: Mariana Janeiro
Twitter:
www.twitter.com/marianajaneiro
Flickr: www.flickr.com/marianajaneiro

A Soma de atitudes torna o galho inquebrável

É impressionante como sobra atitude entre os jovens. Na recente inauguração do Street Park do Sororoca, no último dia 30, não faltou voluntário para ajudar no sucesso do evento. Desde a coordenação das bandas, que contou até com oração espontânea puxada por Drinão, membro da igreja Bola de Neve, até o Best Trik, disputa da melhor manobra, o trabalho envolveu voluntários jovens em pleno domingo pela manhã.
Logo no dia seguinte, começou a chover registros na internet, com postagens no twitter, fotos no orkut, vídeos no youtube. Encontrei a excelente foto acima numa busca pelo Google.

Jovens muito à vontade

Insisto que é conversa mole essa história de que o jovem é apático e não está nem aí para nada. Esse preconceito tem como raiz a incompreensão dos tempos atuais, onde as tribos se juntam e se dividem conforme o tempo e o tema e a formalidade da velha política não penetra nas mentes arejadas.
A inauguração do Street Park marca a compreensão do governo Miguel Haddad dessa realidade, ao escancarar as portas para que a efetiva participação. A juventude está muito à vontade com um prefeito de mente aberta.

Do twitter meu de cada dia

@leiantifumo
SP irá capacitar 3.000 equipes do Saúde da Família, o que permitirá o tratamento de 720 mil pessoas/ano que quiserem parar de fumar.

A fonte de idéias Sandra Setti

Estive nesta semana com Sandra Setti, referência jundiaiense em projetos de artes plásticas. Curadora de exposições importantes no cenário nacional, seu currículo inclui trabalhos para importantes instituições, como o hotel Hilton.
Convidei Sandra para uma conversa sobre grafite. Ela me contou do seu envolvimento com as homenagens a Portinari na cidade de Brodowsk, onde o pintor nasceu. Todo ano durante a Semana de Portinari, em agosto, toda a cidade é pintada de branco e grafiteiros são convidados a pintá-la.
Ela se dispôs a contribuir com os projetos da assessoria da Juventude, órgão que coordeno na prefeitura, e já pintaram várias idéias. Envolver um peso pesado das artes plásticas para discutir grafite faz jus à importância dessa forma de manifestação do jovem.

...

As portas do escritório de arte de Sandra Setti estão abertas a quem quiser conhecer um pouco mais do seu trabalho. Ele fica localizado no complexo Beco Fino, com entrada pela Rua do Retiro. Frequentemente, o local é palco de exposições, lançamentos de livros, além de diversas atividades culturais.

Confraria Cultural


Sandra Setti é minha colega no grupo idealista Confraria Cultural, que realizará um grande evento no Maxi Shopping no próximo final de semana. Haverá diversas atividades nas áreas de música, artes plásticas, dança, circo, teatro, cinema e literatura.
Ao grupo pertencem ainda os empresários Dionisio Sponchiado e Cesar Litaldi, a merchand e curadora de artes plásticas Sandra Cárnio, o coreógrafo e bailarino Carlos Faustini, o diretor de teatro Carlos Pasqualin, o fotógrafo João Ballas, a curadora do Moviecom Arte e produtora executiva Fátima Augusto e a produtora cultural Márcia Maltoni, com quem assino a coordenação musical do evento.

A revolução digital por quem entende do assunto

No próximo sábado, dia 19, arquitetei um interessante seminário para o colégio técnico Vasco Venchiarutti, sobre o peso da internet na sociedade atual. Participarão Raquel Costa, especialista em Tecnologia da Informação (TI), Germano Guimarães, jovem gestor público pós-graduado em liderança governamental, e o jornalista Sandro Vaia.
Raquel falará sobre o impacto das mídias sociais no futuro da educação e do trabalho, Germano sobre o case do presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, e Sandro abordará a sua experiência no processo de modernização da Agência Estado e do jornal Estadão, dos quais esteve a frente. Além disso, o renomado jornalista intermediará o debate.

Marca do nosso carnaval

Estive sexta-feira em festa do Refogados do Sandi, no clube Estrela da Ponte. Durante o ano, sob o comando da dedicada Gisela Andrade Vieira, o bloco realiza eventos para arrecadar recursos para realizar o desfile que abre o carnaval de Jundiaí e contou com mais de 4.000 foliões em 2009.

Texto escrito orginalmente para a coluna MAIS ATITUDE! -- publicada em 13 de setembro de 2009 -- que assino no Jornal da Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário