Páginas

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Juventude do PSDB traz Bruno Covas a Jundiaí e anuncia trabalho voltado a jovens vereadores em todo Estado


O grupo Novos Tucanos, nova denominação da Juventude do PSDB de Jundiaí, traz o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, para o 2º evento do Ciclo de Educação Política Mario Covas – Bruno é neto do tucano que empresta o nome para a iniciativa. Na ocasião, o PSDB de São Paulo apresentará o nome de Márcio Ferrazzo, coordenador da juventude tucana em Jundiaí, como responsável por preparar jovens candidatos a vereador em todo Estado.
A proposta do ciclo é reunir sobretudo jovens, filiados ou não, e lideranças políticas – de diversas vertentes partidárias –, especialistas ou até mesmo cidadãos com trabalho reconhecido na sua área. “Ampliamos a visão, mudamos a conversa, tiramos a gravata do pescoço para tirá-la da cabeça dos políticos, combatendo os jargões da velha política”, aponta Ferrazzo.
As ações voltadas aos jovens integram o cronograma do PSDB e são consideradas prioritárias pela gestão presidida por José Antonio Parimoschi. Seu plano de trabalho tem como meta oxigenar o partido e ampliar o número de filiados. “Nosso papel é defender as bandeiras da Jundiaí dos próximos 20 anos. Nessa tarefa, caras novas e cabeças abertas são fundamentais”. 
A reunião marcará também o início de uma nova tarefa para Márcio Ferrazzo. Com o objetivo de multiplicar o número de vereadores com até 30 anos de idade e renovar o PSDB paulista, ele assume a coordenação da secretaria estadual de Jovens Candidaturas, responsável por organizar, preparar e dar suporte aos candidatos.  
Estarão presentes vereadores, candidatos e lideranças jovens das diversas regiões de São Paulo. O governador Geraldo Alckmim também estará representado pela assessoria do Gabinete do Governador, além do prefeito Miguel Haddad e dos deputados Ary Fossen e Luiz Fernando Machado.    
BRUNO COVAS
Bruno Covas nasceu em Santos, onde estudou nos colégios Carmo e Lusíadas. Os laços com o avô Mario Covas se estreitaram com a ida de Bruno a São Paulo. Estudante do Colégio Bandeirantes e depois universitário, o Palácio dos Bandeirantes passou a ser também a sua casa, e a desenhar-se como o cenário fértil para alimentar a vocação política.
Primeiro secretário da Juventude do PSDB em dois mandatos (1999 a 2001/2001 a 2003), presidente estadual (2003 a 2005/2005 a 2007) e atualmente presidente nacional, reforçaram a inclinação para uma carreira política.

Em 2005 e 2006 foi assessor da liderança do Governo na Assembleia Legislativa de São Paulo e lá começou a aprender a dinâmica complexa de uma casa de leis, experiência que lhe dá, hoje, naturalidade para lidar com o Regimento Interno da Assembleia, inclusive para presidir as sessões.

Eleito deputado estadual em 2006 com 122.312 votos, foi considerado o deputado mais atuante desta legislatura pelo Movimento Voto Consciente. Foi reeleito no último pleito com 239.150 votos, sendo o deputado mais votado do Estado de São Paulo.

Foi presidente da Comissão de Finanças e Orçamento no primeiro biênio (2007-2008) e relator do Orçamento do Estado por dois anos consecutivos (2009-2010).

Integrou ainda as Comissões de Cultura, Ciência e Tecnologia, de Assuntos Internacionais e de Defesa dos Direitos do Consumido e foi presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Comunidade Luso-Brasileira e Coordenador da Frente DST-Aids.

Foi autor de mais de 60 projetos de lei. Dentre eles, destacam-se o PL de Responsabilidade Administrativa, que proíbe obras e programas parem com o início de um novo governo; e o PL de Criação de Grêmios nas Escolas, que contribui para a formação dos núcleos do Movimento Estudantil em todas as escolas; e o PL da Avaliação do Ensino Público, que institui a avaliação dos alunos como método para o pagamento de bônus por mérito aos professores.

Foi autor da lei que tornou obrigatória a realização da Virada Cultural em todas as regiões do Estado e garantiu o aumento do orçamento para o Programa de Ação Cultural (PROAC), que financia diversos projetos culturais, de 4 para 18,5 milhões.

Foi relator de mais de 180 projetos de lei, como a Nota Fiscal Paulista, que diminui a carga tributária e devolve tributo diretamente para o cidadão, e o projeto de Recursos Externos para a Linha 4-Amarela (Luz-Vila Sônia) do metrô, que está garantindo a continuidade do maior programa de expansão e integração do Metrô.

Foi presidente da CPI do ECAD, que investigou possíveis irregularidades na cobrança de direitos autorais, membro da CPI da CDHU, e é relator da CPI da BANCOOP, que investiga possíveis irregularidades e fraudes contra cerca de três mil mutuários da BANCOOP.

Sua preocupação com a juventude paulista é constante. Garantiu orçamento para a Coordenaria Estadual de Juventude realizar encontros regionais de formação e capacitação dos gestores municipais de juventude. Promoveu e ministrou diversas palestras sobre politização e protagonismo juvenil. E foi atuante para a ampliação das ETECs e FATECs em São Paulo, garantindo educação e capacitação para milhares de jovens.

Bruno Covas é o atual secretário estadual do Meio Ambiente do governo do Estado de São Paulo. Bruno Covas, 30 anos, é casado, pai de um filho. Advogado, formado pela USP, e economista, formado pela PUC-SP. É mestrando em Administração Pública pela FGV-SP. Professor de Direito Constitucional na ESAMC-Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário