Páginas

sábado, 25 de junho de 2011

Plantio livre. Colheita obrigatória.

A criação de um orgão no Poder Executivo foi uma proposta defendida na campanha eleitoral de 2004, pela comissão do plano de governo do então candidato a prefeito, Ary Fossen, e pelos candidatos a vereador da juventude do PSDB na época: Cristiano Pierobon (hoje diretor presidente da TV Rede Paulista), e eu - aos 18 anos, meu slogan, "Jundiaí mais Jovem", fazia referência ao tema.

Depois, em 2005, fui convidado a trabalhar na secretaria de Finanças pelo secretário José Antonio Parimoschi, mas mantive a bandeira e apresentei proposta ao prefeito e ao seu secretário da Casa Civil, Dr. Gustavo Ungaro. Não foi fácil. A maior dificuldade foi na troca de secretário da Casa Civil, em 2006. Com muita insistência, conseguimos a criação apenas em agosto de 2007.

A Assessoria da Juventude foi criada, mas sem estrutura alguma. Era só eu, um computador velho e nem impressora tinha. Apesar do nosso trabalho na campanha de 2008, permanecemos nessa situação no início do governo atual. Lançamos 3 candidatos a vereador, elegemos 1; distribuímos 90 mil jornais "Boas notícias para a Juventude", onde estavam descritas as propostas defendidas pela comissão de Juventude da Casa do Plano de Governo, mas a máquina pública é difícil e os avanços são graduais.

Em 2009, ensaiamos o que seria nossa missão com a entrega da nova pista de esportes radicais do Sororoca. Através da nossa interlocução, os esportistas puderam acompanhar a obra e sugerir adequações. Houve inclusive modificação na altura de um obstáculo, devido a esse acompanhamento. Foi durante uma reunião dos jovens com o prefeito Miguel Haddad, que decidiu-se instalar a câmera de monitoramento, melhorando a segurança.

Todo o evento de inauguração, cujo desejo da secretaria de Esportes era ser realizado por uma empresa, foi substituído pela organização dos próprios futuros usuários do local por nossa insistência. Foram voluntários que cuidaram de tudo, sugeriram as bandas, planejaram e coordenaram no dia, com o apoio da secretaria. Foi um grande sucesso, com público estimado em 10 mil pessoas.

Depois disso, ganhamos mais atenção e pudemos contratar uma estagiária no ano seguinte. Mas a estrutura permaneceu zero! Mesmo assim, realizamos o 1º Jundiaí Radical, evento de esportes radicais, e a 1ª Virada Jovem, que mobilizou mais de 200 voluntários e levou 11 mil jovens ao Parque da Uva. Em agosto de 2010, organizamos um café da manhã com o prefeito Miguel Haddad em comemoração ao Ano Internacional da Juventude com mais de 300 jovens.

O resultado veio neste ano, 2011. Com cada vez mais visibilidade, passamos a ser mais reconhecidos e estamos conseguindo avançar. Realizamos o Abril pra Rua, 1º Festival de Arte Urbana de Jundiaí, com a participação do rapper Thaíde, que contou com a presença de secretários e do próprio prefeito. Estamos com o Programa Interatividade a todo vapor, prestando serviço aos universitários. O próprio Expresso Universitários, ônibus que atende exclusivamente a entrada das faculdades, é resultado dessa presença nas instituições de ensino.

Há inúmeros avanços a serem contabilizados, que vou contando aos poucos. Mas hoje nossa equipe é composta de 4 pessoas e o dia-a-dia é intenso. Recebemos muitas ideias, muitos jovens. Vamos até os locais onde eles estão e interagimos permanentemente. As secretarias nos atendem melhor e conseguimos apoiar projetos e realizar vários que propomos.

Para explicar o que precisa ser feito no corrimão da pista do Sororoca, chamei o skatista Diego Fiorese. Detalhe: o horário marcado pelo funcionário da secretaria de Esportes foi 8:00 da matina! rs
  
A ideia de contar um pouco do nosso papel me veio quando, há alguns dias, os frequentadores da pista de esportes radicais do Sororoca pediram um ajuste num corrimão, que já haviam tentado de outros meios, e foi via Assessoria da Juventude que conseguiram resolver. É verdade que nem tudo conseguimos, como que a  intervenção de grafite debaixo do viaduto da Av. Jundiaí na Av. 9 de Julho
permanecesse com os grafiteiros que já estavam antes, dando-lhes a oportunidade de revitalizarem seus desenhos - o serviço acabou executado recentemente por empresa contratada pela prefeitura. Mas hoje há mais motivos para comemorar do que para desanimar! E se preparem... a Virada Jovem 2011 promete.

Deus ajuda quem cedo madruga: foto no Facebook do Diego Fiorese comemorando o resultado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário