Páginas

sábado, 30 de abril de 2011

Mobilização Consciente

Recebi ontem à noite uma ligação do Henrique Parra, um dos responsáveis pelas movimentações de cidadania e fiscalização dos políticos em Jundiaí. Ligou justamente para pedir que falasse com o Julião, presidente da Câmara, meu colega de partido, pedindo um horário na segunda para que ele e seu grupo apresentem um conjunto propositivo destinado a melhorar a conexão do Legislativo com a população e, consequentemente, sua imagem.
Argumentou que se viu muitos equívocos e excessos nos protestos dos últimos dias, na imprensa e nas redes sociais. Ao acusar os vereadores de não trabalhar e não serem úteis à sociedade, depõem contra um dos pilares essenciais à democracia. O movimento Voto Consciente mostra que, de fato, honra o nome e quer ir à Câmara levar propostas.
Dentre elas, a Tribuna Livre, antes bandeira petista e hoje certo consenso; enxugar as comissões e criar mecanismos de informar os cidadãos sobre seu trabalho; sessões noturnas; aperfeiçoar ainda mais o site etc. Tais medidas, pelo que imagino e vejo, se confundem com o processo de democratização e valorização da casa iniciado pelo Julião.

Os jornais de hoje trazem a posição dos vereadores levada ao prefeito Miguel Haddad, para vetar o projeto, a fim de remodelar o diálogo com as pessoas acerca, não exatamente do salário, mas das funções, do conceito e do que a cidade espera dos parlamentares. Os ganhos, demagogia à parte, podem ser, por sugestão do próprio Henrique, objeto de sistematização, estabelecendo uma regra automática para o reajuste. Elementar!

Está agendado o encontro do movimento com o presidente do Poder Legislativo na segunda-feira. Votos para que sobrem apoios agora para a causa que verdadeiramente importa: aperfeiçoar a democracia e a participação cidadã diária e persistente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário