Páginas

domingo, 29 de maio de 2011

Sugestão: Biciletada Ruas e Trilhos!



Participei ontem da Bicicletada Ruas e Rios. A ideia fantástica incluiu um pit stop na casa do Fabio Storari, presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, para conversar sobre o Córrego do Mato (Av. 9 de Julho), com Vírgilio Torricelli, que com 96 anos, nadou, vivenciou e viu a história de Jundiaí cortada pelas águas de lá.
No momento em que se discute a Nova 9 de Julho, com muitas das discussões voltadas apenas para interesses partidários, localizados, cheias de jargões da velha política, a galera do Movimento Bicicletada Jundiaí dá um exemplo. É possível romper com os padrões tradicionais para mobilizar a sociedade em torno das causas coletivas.


BICICLETADA RUAS E TRILHOS


Por isso, sugiro que a Bicicletada do próximo mês aborde o tema do Complexo Fepasa. No Portal Cidade Democrática, há W propostas que poderiam estar atreladas a essa discussão: 


IMPOSTO CIDADÃO 
http://www.cidadedemocratica.org.br/topico/2874-imposto-cidadao


CENTRO DA JUVENTUDE NO COMPLEXO FEPASA
http://www.cidadedemocratica.org.br/topico/2862-centro-da-juventude-no-complexo-fepasa


FEPASA COMO CENTRO CULTURAL
http://www.cidadedemocratica.org.br/topico/2693-fepasa-jundiai-como-espaco-cultural


A proposta mais ampla poderia nortear nossos esforços:


PLANO DE REVITALIZAÇÃO DO COMPLEXO FEPASA
http://www.cidadedemocratica.org.br/topico/3289-plano-de-revitalizacao-do-complexo-fepasa


E com a palavra, o homem que entregou as chaves do Complexo Fepasa:



Eusébio Pereira dos Santos está no Complexo Fepasa desde antes de o local ser comprado pela prefeitura. Seu Centro de Educação e Lazer da Melhor Idade (CELMI) está instalado lá. Ele foi um dos responsáveis pelo patrimônio ter se tornado público. Conhece cada canto, a história e sabe como podemos transformá-lo!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Boa sorte na etapa do Ceará do mundial de skate, Diego Fiorese!


 
Bate papo com Diego Fiorese
Diego Fiorese pede a Márcio Ferrazzo
ajuste em um corrimão da pista

skatista Diego Fiorese representará a região de Jundiaí, no “World Cup Skateboard” de 2011, o campeonato mundial da modalidade, que acontece em Fortaleza/CE. O assessor da Juventude da prefeitura, Márcio Ferrazzo, acampanhou um dos treinos de Fiorese no Street Park do Complexo Cultural, Educacional e Esportivo José Brenna (Sororoca).

Atualmente, Fiorese é o 4º melhor skatista do mundo e, diariamente, utiliza a pista do Sororoca para seus treinos. Segundo ele, os obstáculos permitem o preparo necessário para garantir sua competitividade nos torneios internacionais. “É uma das melhores pistas de skate do país, com obstáculos idênticos aos que utilizamos no circuito mundial”, destaca.
A obra, inaugurada em agosto de 2009, foi construída com a participação dos praticantes de esportes radicais. Diversas reuniões foram realizadas antes que o projeto estivesse definido. “A assessoria da Juventude tem essa missão: garantir que o jovem tenha voz dentro do Poder Público, apontando suas necessidades e ajudando a fazer acontecer”, observa Ferrazzo.
Aproveitando o contato com a assessoria da Juventude, o skatista solicitou reparo na altura de um corrimão. "Vamos encaminhar o pedido para a secretaria de Esportes", garante o assessor da Juventude.
Atualmente sem patrocinador, Fiorese busca melhorar sua colocação no mundial, mas faz um apelo aos empresários. “Temos um local excelente para treinamento e a disposição da prefeitura em dialogar e incentivar os esportes radicais. Buscamos, agora, o apoio da iniciativa privada para defendermos nossa cidade com toda determinação possível”, finaliza.

As conquistas de Fiorese:
•2006: Campeão Brasileiro Amador;
•2007: Campeão Sul Americano;
•2008: 8º lugar na etapa do mundial de Roma;
•2009: 4° lugar na etapa do mundial de Roma;
•2010: 2ª lugar na etapa do mundial da República Tcheca; 4º lugar no Circuito Mundial e título de Melhor Manobra.

domingo, 22 de maio de 2011

PSDB do Estado quer multiplicar jovens vereadores. Assumi a coordenação do trabalho!

O PSDB de São Paulo tem como meta, para as eleições de 2012, multiplicar o número de vereadores com até 30 anos de idade no Estado. Mais do que isso: vai preparar seus quadros para exercerem a função com qualidade, conscientes do seu papel de fiscalizar, legislar e representar priorizando o interesse público.
Hoje, o partido conta com diversos jovens vereadores, mas não tem organizado seu cadastro. Um exemplo é Lucas Machado, de Tupã, com 25 anos. Ele é militante da juventude desde antes de ser eleito vereador e sua experiência será levada para os jovens que desejam uma cadeira na Câmara Municipal, muitas vezes porta de entrada para a vida pública.
Fui escolhido para coordenar esse trabalho, na Convenção da Juventude do PSDB do Estado de São Paulo ontem, ao lado do novo presidente Paulo Mathias, assumindo a secretaria de Jovens Candidaturas. Quero ajudar a comprovar que a política tem jeito. Através da renovação, com novas cabeças já acostumadas às redes sociais, ao debate livre, transparente. Será nossa oportunidade de mostrar a importância de se investir no jovem para transformar a sociedade.
Apostaremos na energia e vontade de fazer diferente para buscarmos vitórias eleitorais, em contraponto às "máquinas" da velha política, acostumadas à cooptação de lideranças de bairro e distribuição de favores. Vamos montar um exército de jovens com brilho nos olhos e mangas arregaçadas.

Abaixo, vídeo em que o novo presidente, Paulo Mathias, fala desse objetivo como uma das prioridades da nova gestão:


 

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Artigo sobre a PEC da Responsabilidade Eleitoral, proposta pelo nosso deputado federal Luiz Fernando Machado

Com Luiz Fernando, no lançamento de sua candidatura. 
A seu convite, discursei em nome da militância do PSDB.


Inalienável Responsabilidade

Feito um soterrado cavando em estado de desespero, vivíamos a perspectiva do fundo do poço antes da Lei de Responsabilidade Fiscal. Ao impor limites para o gasto e endividamento público, certamente imobilizou o atraso, mas nos colocou diante do desafio de voltar à superfície, para oxigenar a máquina pública diante dos desafios da sua modernização.
            Estranha aos ouvidos primitivos dos políticos brasileiros, para os quais a obsessão por votos soa mais alto do que mil palavras, o termo “responsabilidade” mal ecoa quando se espera vida longa aos demagogos da vez.  Se o corpo está fora do buraco, não se pode ignorar a necessidade de buscar solos seguros, longe das promessas movediças.
            A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Responsabilidade Eleitoral, do deputado federal Luiz Fernando Machado, busca amarrar o que é prometido no esforço de convencimento do eleitorado com o que efetivamente é entregue ao contribuinte. O nó da mentira, no caso, seria desatado pelo enforcamento político do falastrão.
            Em 2008, conheci o Movimento Nossa São Paulo, organização que reúne centenas de entidades com o objetivo de moralizar a gestão pública da capital. Sua principal bandeira, a do Plano de Metas, em vigor após aprovação unânime na Câmara Municipal, obriga o governante a dizer como, quando e, principalmente, se fez. Publiquei artigo na época e trouxemos à Jundiaí seu coordenador-executivo, Maurício Broinizi, para o Seminário de Gestão Pública do Futuro, na Unianchieta.
            A proposta do deputado Luiz Fernando é universalizar esse dispositivo, levando-o para todas as esferas da Federação. E vai além: quer punir com inelegibilidade o irresponsável da vez. Algo como o PROCON do eleitor, combatendo a propaganda enganosa.
Bogotá, capital da Colômbia, é a pioneira da ideia. Cidade antes tomada pelo tráfico de drogas, violência e caos urbano, foi transformada através de processo inspirador do Nossa São Paulo. Lá são realizadas audiências para submeter, objetivamente, os compromissos do prefeito à avaliação da sociedade e, ao cabo – conforme a última reforma constitucional do país permite – ele pode sofrer impeachment por “vender e não entregar”.
Em Jundiaí, o vereador Marcelo Gastaldo também já apresentara proposta similar, pouco antes da última eleição municipal. Como altera a Lei Orgânica, precisaria ser votada em dois turnos. Aprovada no primeiro, nunca mais voltou à pauta – certamente a fila dos projetos na Câmara atende a outros sensos de urgência. Em todo caso, se aprovada, a PEC da Responsabilidade Eleitoral também valerá aqui, felizmente.
Durante o processo de discussão da Lei de Responsabilidade Fiscal, Miguel Haddad, então no final do seu primeiro mandato, foi o primeiro prefeito brasileiro a declarar apoio para a aprovação, através de editorial publicado no jornal O Estado de São Paulo. Não faria mal a nossa cidade, muito bem cuidada financeiramente, servir de modelo para o projeto do seu ex-vice-prefeito, agora deputado federal.

  Márcio Ferrazzo é presidente da Juventude do PSDB – contato@marcioferrazzo.com

domingo, 15 de maio de 2011

Coluna social do Picôco Barbaro no Ciclo de Educação Política Mario Covas

Quem passasse pelo Milkshakspeare Bistrô sem saber do que se tratava aquela gente toda se revezando nas falas, com microfone sem fio, diante de um homem de trinta e poucos anos em pé, falando, respondendo e interagindo, certamente não imaginaria que se tratava de um evento político.
A noite estava bonita e as pessoas animadas para o primeiro encontro do Ciclo de Educação Política Mario Covas, com Gustavo Ungaro, um jovem político e gestor público da melhor categoria, lado a lado com filiados, simpatizantes e também não filiados do PSDB, interessados em bater papo, compartilhar visões e pensar como rejuvenescer a política.

O Colunista Picôco Barbaro, do jornal BOM DIA, esteve lá e registrou o momento da melhor forma possível. Sua notas demonstram que ele não estava lá só para cobrir como jornalista, mas dedicou a atenção de um antenado cidadão.


A gente não quer só comida

O jornal BOM DIA deste final semana apresentou prévia do Concurso Cidadonos, em que concorremos com a proposta de criação do Centro da Juventude no Complexo Fepasa. Através do Portal Cidade Democrática, coordenado pela ONG Voto Consciente, esse concurso vai eleger as 12 propostas para a cidade mais apoiadas, que entrarão na chamada Agenda Cidadã. Concorremos na categoria Gestor Público e, até o momento, estamos muito bem, com 203 apoios, 41 seguidores e 66 comenários (http://migre.me/4y6Be).

A ideia de participar foi dar visibilidade ao projeto já apresentado há cerca de 1 ano ao prefeito Miguel Haddad e também ao secretário de Educação, Francisco Carbonari. Sabemo que a melhor forma de sensibilizar um político a investir é mostrar que o projeto tem apoio da sociedade. Por isso, continuem nos ajudando a criar um "espaço para o jovem chamar de seu".

Leia a reportagem do jornal:



Mobilidade urbana e universidade pública estão entre as principais sugestões de cidadãos jundiaienses para uma cidade melhor

Agência BOM DIA - José Arnaldo Oliveira

A mobilidade urbana é um dos assuntos mais discutidos no 1º Cidadonos, concurso virtual que busca sugestões de como fazer uma Jundiaí melhor e que já chega a 1,6 mil participantes. (Veja arte ao final da matéria)

O tema da falta de ciclovias já teve 275 apoios e vem agregado a sugestões para implantação de bicicletários nos terminais do Situ, enquanto os ônibus aparecem com o debate sobre bilhete único (143) e tarifa reduzida para R$ 1 nos fins de semana (107).

Organizado pela ONG Voto Consciente para estimular o debate de propostas entre os moradores, o projeto vai ter sua primeira parcial divulgada neste sábado (14) às 10h30, no Senac. A liderança, porém, fica com a questão da universidade pública (303), mostrando a importância do tema da educação.

Ainda nesse tema, o diretório de estudantes de psicologia da UniAnchieta emplacou 80 apoios para a proposta para a contratação de um psicólogo por escola depois do massacre de Realengo, no Rio.

Mas todo o quadro pode mudar, pois o concurso permanece e as propostas buscam novos apoios. “Vamos seguir até o fim do ano, com a meta de dobrar o número de participantes seja com propostas ou como apoiadores”, diz um dos integrantes da ONG Voto Consciente, Henrique Parra Parra Filho.

Ele foi o representante do movimento em encontro desta semana sobre webcidadania, em Brasília, onde a iniciativa de Jundiaí teve boa repercussão.

Desenvolvido dentro da ferramenta já existente do site Cidade Democrática, o concurso é aberto ao público em geral, mas tem sua avaliação baseada em uma soma de apoios, comentários e seguidores que separa os autores em cidadãos comuns (7), ONGs (2), parlamentares (2) e gestores públicos (1) para o resultado final de 12 projetos para a cidade no final do ano.

Faixa de equilíbrio / De acordo com levantamento inicial da ONG, coordenada por Cleber Possani e Beto Urbinatti, mais de 40 propostas já ultrapassaram a faixa dos 50 apoios, criando um painel de propostas para a cidade a serem usadas por gestores públicos.

Existem propostas vagas, mas que indicam temas. Uma delas é “integração do jundiaiense à Serra do Japi”, com número expressivo de apoios (73) e comentários (39).

Até mesmo setores pouco conhecidos, como os praticantes de Le Parkour (manobras e escaladas urbanas), conseguiram 79 apoios por uma área voltada ao esporte.

A parte mais dinâmica do processo é a busca de apoio com amigos ou redes sociais. O endereço de acesso ao projeto é em www.cidadedemocratica.org.br/home/cidadonos

Complexo Fepasa é alvo de propostas
O uso da área da antiga Companhia Paulista como espaço cultural ou como centro da juventude está entre as boas votações do concurso. Mas nesse tema, a liderança ainda é do apoio à leis de incentivo à cultura. “É uma campanha que existe há vários anos”, comenta Valéria Ballas.

Ambiente ainda baixo
Nas propostas ligadas ao meio ambiente, a defesa da mata ciliar dos rios e córregos (106 apoios) e a criação de uma feira agroecológica (29) são alguns dos poucos tópicos relacionados ao tema.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

200 apoios para criação do Centro da Juventude!

Fiquei nesses dias afastado daqui porque perdi muito do meu fôlego na Assessoria da Juventude. Apesar de todo nosso esforço, a falta de reconhecimento do trabalho nos fez repensar o projeto futuro. Sem ânimo, nem tive vontade de postar. Independente disso e do que vai acontecer, me animou chegar aos 200 apoios para criação do Centro da Juventude no Complexo Fepasa e, por isso, fiz um novo vídeo.

Assim que puder, venho falar sobre o Ciclo de Educação Política Mario Covas, que começamos nesta semana pela Juventude do PSDB.



terça-feira, 10 de maio de 2011

Agenda do dia

Com gripe, ontem não trabalhei. Por isso, não abasteci o blog.

8:15 - Reunião com Márcio Busanelli, do escritório de Contabilidade Busanelli

9:00 - Reunião com Laura Maria Constante Ferreira, es
tudante da Fatec, nova voluntária da Assessoria da Juventude

11:30 - Reunião com Emerson, do projeto de tênis para crianças carentes O VALOR DO ESPORTE

12:00 - Almoço com Vinny Morandini, da banda Beninhana e novo funcionário da Prefeitura - secretaria de Esportes (projetos esportivos para a Juventude)

14:00 - Reunião com Tuto, produtor musical

16:00 - Visita ao bairro Vila Liberdade

18:00 - Reunião do PSDB Verde

Lembrando que estamos empenhados em chegar a 200 apoios para o CENTRO DA JUVENTUDE NO COMPLEXO FEPASA! Ajude-nos a chegar lá. Compartilhe e dissemine a imagem abaixo.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Agenda do dia

7:30 - Visita à Vila Nambi

10:00 - Visita ao Jardim Tarumã

14:00 - Reunião com equipe de mídias digitais e markteting da prefeitura de Jundiaí, em São Paulo

16:30 - Reunião com Daniel Bocalão, presidente da Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN)

17:00 - Reunião com Emerson, do projeto "O valor do Esporte", que ensina tênis a crianças carentes

20:00 - Sarau do Ponto de Cultura da ONG Caminho Verde, em Campo Limpo Paulista


quinta-feira, 5 de maio de 2011

Lançado novo centro de atendimento a jovens carentes

Participei hoje do lançamento do novo espaço do antigo Projeto Criança, hoje chamado de Centro de Referência da Juventude (CREJUVE). No local, serão reunidos os serviços prestados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMADS), destinados aos adolescentes em vulnerabilidade social, a maioria na faixa etária até 18 anos.
Chamado a participar pelo prefeito Miguel Haddad, destaquei o papel da Assessoria da Juventude como órgão de coordenação das diversas áreas do governo. Destaquei a importância de integrarmos os jovens atendidos pelo CREJUVE às atividades desenvolvidas por todas as secretarias, como o Abril pra Rua - 1º Festival de Arte Urbana de Jundaí, realizado pela Assessoria da Juventude e elogiado pelo prefeito durante o ato de lançamento.

CENTRO DA JUVENTUDE NO COMPLEXO FEPASA

O trabalho do CREJUVE se restringe a adolescentes na maioria até os 18 anos e em risco social. Apesar de essencial para nossa cidade, não se confunde com a proposta de criação de um ambiente mais amplo, voltado a jovens até 30 anos e até pessoas mais velhas, integrando faixas etárias, de todas as classes sociais, das diferentes tribos, interessados em produzir sua arte, aprender e ensinar coisas novas, integrar-se, exercer a cidadania, divertir-se e muito mais, a exemplo de centros em vários outros municípios.
Na próxima quarta-feira (11), fui convidado a expor a ideia para o núcleo de jovens do CIESP. Até lá, volto aqui detalhando-a um pouco mais. Enquanto isso, ajude-nos a conquistar 200 apoios para ganhar destaque no concurso CIDADONOS e chegarmos mais perto de transformar esse sonho em realidade. É só clicar e apoiar (caso não tenha cadastro, é bem simples e rápid0). Não fique fora desta conquista!



Fonte: www.jundiai.sp.gov.br

Jundiaí, 5 de maio de 2011. Convivência, Formação, Expressão e Inclusão. Mais do que palavras, estes são os pilares que sustentam os programas e atividades desenvolvidos pela SEMADS (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), cujo trabalho contribui para a prevenção de situações que possam colocar em risco a integridade física, moral, intelectual e emocional dos adolescentes jundiaienses.
A partir de julho, toda a assistência oferecida pela secretaria para os mais de 1.500 jovens, terá um reforço a mais: a nova sede do Crejuv (Centro de Referência da Juventude), num terreno de 900 metros quadrados.
O prédio está localizado em área central, próximo à sede da SEMADS, de escolas públicas e particulares, terminal rodoviário e pontos centrais da cidade, ou seja, de fácil acesso, na rua Anchieta, nº 88. De acordo com a secretária Maria Aparecida Rodrigues Mazzola, a previsão para o i
nício das atividades em novo endereço é para o mês de julho, uma vez que será necessário adequar o espaço, transferir a rede de informática, adquirir equipamentos novos, como móveis e computadores.
“Oferecemos atendimento àqueles que não possuem acesso aos serviços e promovemos a inclusão no mercado de trabalho, valorização da escolarização e da auto-estima, contribuindo ainda para o provimento de necessidades materiais e intelectuais dos jovens e de seus familiares”, explicou a secretária.
O prefeito Miguel Haddad, que participou do anúncio do novo espaço para atendimento e reestruturação dos projetos desenvolvidos, destacou o trabalho realizado pelos servi
dores que, comprometidos, fazem a diferença na vida destes jovens. “Minha presença é para cumprimentá-los. Somos um grande prestador de serviços e cada um de vocês é parte deste processo e dos nossos resultados positivos”, comentou.
A mudança de endereço e ampliação do espaço vai permitir transformar o projeto em centro de convivência. “Vamos oferecer mais conforto aos jovens. E, o melhor, a possibilidade de expansão nos serviços prestados e da demanda atendida”, comemorou o prefeito.Acompanhando Miguel Haddad estavam o superintendente da Fumas,
Ademir Pedro Victor, e Márcio Ferrazzo, da Assessoria da Juventude.


Agenda do dia

Ontem não consegui postar a agenda. Muita correria desde cedinho. Hoje já acordei antes para poder conseguir.

Ontem e hoje realizamos levamos o Programa Interatividade à FATEC Prof.º Luiz Rosa, como parte da comemoração do seu aniversário de 94 anos. Estiveram ontem à noite os secretário de Finanças, José Antonio Parimoschi, e de Transportes, Roberto Scaringella. Já já estaremos lá novamente.

Vejam trecho da apresentação do Parimoschi:


8:00 - Programa Interatividade na FATEC Prof.º Luiz Rosa - secretário Ari Castro Nunes (Desenvolvimento Econômico)

10:00 - Reunião com Adilson Liso e Alaércio Borelli

11:00 - Recepção dos alunos participantes do Projeto "Jundiaí, é bom viver aqui"

15:00 - Visita Vivian, do bairro Vila Liberdade

19:00 - Interatividade na FATEC Prof.º Luiz Rosa - secretários Carlos Humberto Rossi (Recursos Humanos) e Carmelo Paoletti Neto (Comunicação)

terça-feira, 3 de maio de 2011

Agenda do dia

10:00 - Visita quadra de esportes do Jardim Tarumã -projeto Segundo Tempo, da secretaria de Esportes

12:00 - Reunião com Ede Gomes, da JundComics

15:00 - Reunião com Rafael Kaen, jovem que entrou em contato pelo twitter com a Assessoria da Juventude

17:00 - Reunião com Eusébio, coordenador do Centro de Lazer da Melhor Idade (CELMI) e José Antonio Parimoschi, secretário municipal de Finanças

18:00 - Reunião com Flavio, jovem do Jardim Tamoio


segunda-feira, 2 de maio de 2011

Minha opinião sobre o aumento dos salários dos vereadores

Gravei ontem o vídeo onde explico minha visão sobre a relação da sociedade com o Poder Legislativo, a partir da polêmica do aumento do número de vereadores e dos seus salários.

Agenda do dia

Hoje correndo desde cedo, só tive tempo para postar agora. Já recebi um aluno da ESEF, chamado Jeferson, acompanhado do Mestre Rã, do grupo de capoeira Idalina. Vieram apresentar o projeto social que realizam na cidade, com cerca de 65 adolescentes carentes. Jeferson esteve na palestra do prefeito Miguel Haddad, na semana passada, que realizamos pelo Programa Interatividade, da Assessoria da Juventude. Ele é voluntário do projeto. A propósito, resolvemos organizar nosso trabalho voltado ao voluntariado aqui, dentro de um programa de voluntariado jovem.

Também já recebi aluno da Unianchieta.

10:00 - Reunião com Mestre Rã e Jeferson - grupo Capoeira Idalina

11:45 - Reunião com alunos da Unianchieta

14:00 - Reunião com Paola Farya - produção do II Virada Jovem

19:00 - Visita ao Clube 28 de Setembro

20:00 - Visita aos bairros Torres de São José e Anhangabaú

domingo, 1 de maio de 2011

Agenda do dia

Ótimo Dia do Trabalho para todo mundo!

9:30 - Visita à Dona Nadir, militante do PSDB da Vila Nambi

10:30 - Gravação de vídeo de divulgação do Ciclo de Educação Política da Juventude do PSDB

11:30 - Dia do Trabalhador no Parque Currupira

15:30 - Esquadrilha da Fumaça no Parque da Cidade