Agência BOM DIA - José Arnaldo Oliveira
A mobilidade urbana é um dos assuntos mais discutidos no 1º Cidadonos, concurso virtual que busca sugestões de como fazer uma Jundiaí melhor e que já chega a 1,6 mil participantes. (Veja arte ao final da matéria)
O tema da falta de ciclovias já teve 275 apoios e vem agregado a sugestões para implantação de bicicletários nos terminais do Situ, enquanto os ônibus aparecem com o debate sobre bilhete único (143) e tarifa reduzida para R$ 1 nos fins de semana (107).
Organizado pela ONG Voto Consciente para estimular o debate de propostas entre os moradores, o projeto vai ter sua primeira parcial divulgada neste sábado (14) às 10h30, no Senac. A liderança, porém, fica com a questão da universidade pública (303), mostrando a importância do tema da educação.
Ainda nesse tema, o diretório de estudantes de psicologia da UniAnchieta emplacou 80 apoios para a proposta para a contratação de um psicólogo por escola depois do massacre de Realengo, no Rio.
Mas todo o quadro pode mudar, pois o concurso permanece e as propostas buscam novos apoios. “Vamos seguir até o fim do ano, com a meta de dobrar o número de participantes seja com propostas ou como apoiadores”, diz um dos integrantes da ONG Voto Consciente, Henrique Parra Parra Filho.
Ele foi o representante do movimento em encontro desta semana sobre webcidadania, em Brasília, onde a iniciativa de Jundiaí teve boa repercussão.
Desenvolvido dentro da ferramenta já existente do site Cidade Democrática, o concurso é aberto ao público em geral, mas tem sua avaliação baseada em uma soma de apoios, comentários e seguidores que separa os autores em cidadãos comuns (7), ONGs (2), parlamentares (2) e gestores públicos (1) para o resultado final de 12 projetos para a cidade no final do ano.
Faixa de equilíbrio / De acordo com levantamento inicial da ONG, coordenada por Cleber Possani e Beto Urbinatti, mais de 40 propostas já ultrapassaram a faixa dos 50 apoios, criando um painel de propostas para a cidade a serem usadas por gestores públicos.
Existem propostas vagas, mas que indicam temas. Uma delas é “integração do jundiaiense à Serra do Japi”, com número expressivo de apoios (73) e comentários (39).
Até mesmo setores pouco conhecidos, como os praticantes de Le Parkour (manobras e escaladas urbanas), conseguiram 79 apoios por uma área voltada ao esporte.
A parte mais dinâmica do processo é a busca de apoio com amigos ou redes sociais. O endereço de acesso ao projeto é em www.cidadedemocratica.org.br/home/cidadonos
Complexo Fepasa é alvo de propostas
O uso da área da antiga Companhia Paulista como espaço cultural ou como centro da juventude está entre as boas votações do concurso. Mas nesse tema, a liderança ainda é do apoio à leis de incentivo à cultura. “É uma campanha que existe há vários anos”, comenta Valéria Ballas.
Ambiente ainda baixo
Nas propostas ligadas ao meio ambiente, a defesa da mata ciliar dos rios e córregos (106 apoios) e a criação de uma feira agroecológica (29) são alguns dos poucos tópicos relacionados ao tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário