Páginas

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Visões urbanas
Ilustrador: Insane
Contato: inn165@hotmail.com
Flickr: http://www.flickr.com/photos/insaneone
Congresso das cavernas

O Congresso Nacional está mesmo na contramão da sociedade. Além do lamaçal em que a maioria está submersa, os deputados se mostram míopes em relação ao uso da internet nas campanhas eleitorais, em face de projeto de lei discutido nesta semana.
O que eles querem é ganhar eleição distribuindo cesta básica e contando mentira. Ao ignorar o movimento experimentado no mundo desenvolvido, cuja campanha de Barack Obama é o maior exemplo, comprovam seu primitivismo engravatado.

O nobre deputado conhece o twitter?

O twitter, uma espécie de microblog, rede social que permite relacionamento rápido e cotidiano, tem sido utilizado para organizar grandes manifestações públicas. Até em países onde a liberdade é cerceada, como Irã e Moldávia, a ferramenta ajudou na organização de protestos políticos.
Já que os principais movimentos sociais do Brasil, incluindo a UNE, estão anestesiados com as verbas distribuídas pelo governo federal, imaginem a sociedade civil se organizar via twitter para dizer não às regras que os nossos políticos das cavernas querem instaurar.

Quem sabe faz a hora

Vejo toda a movimentação em torno da causa animal na Câmara Municipal e fico sonhando como seria bom se as políticas públicas para a juventude tivessem representantes com o mesmo gás dos vereadores Leandro Palmarini e Julião.
Até projeto que cria um órgão na prefeitura eles conseguiram aprovar. Apesar de a função do Legislativo não permitir que ele crie estrutura no Executivo, cumpriram a missão importantíssima de ventilar uma causa.

Pra não dizer que não falei de flores

O vereador Gustavo Martinelli – de 23 anos – que a juventude do PSDB ajudou a eleger, apresentou a proposta de instituição do Parlamento Jovem, sugerida pelo deputado estadual Bruno Covas, presidente nacional do segmento jovem do partido.

Panfletagem de idéias

O deputado federal José Aníbal visitou ontem o prefeito Miguel Haddad. Aníbal é um político de opinião. Está presente no cenário nacional debatendo e apresentando pontos de vista.
No encontro, pediu licença para panfletar cópias de seu artigo publicado na Folha de São Paulo em que, por ocasião de um ano da morte da Dona Ruth Cardoso, defendeu a política social baseada na distribuição de oportunidades, não simplesmente de dinheiro.

Política com alma

Discutindo sobre o PSDB nas eleições de 2010, afirmou que Alckmin é o candidato com mais chances para o governo do Estado, caso Serra concorra à presidência. Mas não deixou de emendar que precisará de coragem, andança e programa.
Apresentar um programa vai muito além de propostas pontuais. Trata-se de situar a alma do grupo político. Em tempos quando a palavra “gestão” está na moda – e o PSDB, inclusive, faz amplo uso dela – há de se trazer à tona que por trás de cada gesto político social-democrata há um princípio, fundamentado na busca por igualdade e democracia.

Na cadeira do Benassi

O atual líder do PSDB na Câmara dos Deputados é velho conhecido de Jundiaí. A primeira vez em que assumiu, saiu da suplência do então deputado federal André Benassi, que renunciou para assumir como prefeito de Jundiaí.

Expresso Scaringella

O secretário de Transportes, José Roberto Scaringella, me contou que vem aí uma linha de ônibus exclusiva para as faculdades, o Expresso Universitário. Rápido, ele percebeu que milhares de estudantes precisam desse serviço. Acionou as instituições para levantar a demanda e promete que começa já na volta às aulas do segundo semestre.

Primeiros passos

Amanhã a prefeitura realiza a Maratona de Bandas Estudantis. Iniciativa muito interessante da secretaria de Cultura, voltada aos jovens. Quinze bandas apresentarão composições inéditas no Parque da Uva. Haverá, ainda, workshow ministrado pelo experiente Trio em Transe.
O prefeito Miguel Haddad foi eleito prometendo mais atenção à juventude. Nesse sentido, a maratona é apenas um dos primeiros passos.

Texto publicado originalmente na coluna Mais Atitude!, que assino, aos sábados, no Jornal da Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário