Páginas

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Essa roupa velha não nos serve mais!

Estive hoje em Várzea Paulista para um evento chamado "Encontro Jovem", organizado pela juventude do PSDB de lá. Não ficou claro se a finalidade seria reunir militantes do partido ou abrir uma discussão sobre "Juventude" para todos. De qualquer forma, o que se viu foi um festival de como afastar os jovens do fazer político. Logo ao chegar nos deparamos com faixas de protestos de uma auto-denominada "Juventude de Esquerda", formada por membros do governo local -- do PT -- e dos partidos aliados. Dizeres contra as privatizações e os pedágios em São Paulo. Seus representantes permaneceram reunidos atrás do prédio, enquanto o escasso público chegava.

Fui até eles, cumprimentei, perguntei o nome de cada um e seu partido. O que vi na cara desse engajamento passa longe das ruas das cidades atuais, das salas de faculdades, dos escritórios, das baladas, das pistas de skate, dos lugares onde a juventude está.
Mas a resposta dos jovens do PSDB também não representou o comportamento juvenil atual. Embora não enrolados pelas bandeiras mofadas de velhos chavões, olhar de bom mocismo e uma conversa que mata todo mundo de sono. Não à toa pouca gente. Meia dúzia acusava e meia dúzia respondia.

Os moinhos da participação permanecem imóveis diante dos discursos desprovidos de idéias. Vendaval de ego só afasta e não aproxima!

10 comentários:

  1. Tenho que concordar contigo, o que vi hoje, foi uma aula de como não fazer um encontro, bem como não se comportar.

    Um Show sem necessidade, pois o objetivo não foi sequer discutido " Os Jovens".

    Um grande equivoco de todas as partes, espero que todos reflitam um pouco e se articulem para agregar jovens não afasta-los.

    De minha parte continuo na luta, esse evento não vai conseguir me destimular.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. com certeza Márcio o que me faltou, como sempre foram os apoios do nosso partido, não digo da JPSDB Jundiaí, que junto à vc nos apoiaram,mas digo do nosso PSDB local, com um presidente afastado da política e eu carregando tudo no lombo sozinho, pelo menos serviu para vcs e toda JPSDB regional perceber que precisamos de ajuda, o mais breve, e aí sim sairíamos com bons resultados, porém amigo Márcio, cá entre nós, não achei que foi ruim, crescemos em Várzea com certeza, e pra vc ver outra coisa, não sei se percebeu... eles tem medo de nós.Se nos unirmos, a coisa muda por aqui, me ajudem...

    ResponderExcluir
  4. Estaremos juntos, Arthur, pela nova política.

    E juntos, Diego, pelo PSDB em Várzea! Foi só o começo!

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente gostaria de parabenizar o colega Diego Bueno pela atitude de organizar um encontro de jovens preocupados com a política varzina e consequentemente regional. Acredito que se o debate tivesse sido um pouco melhor pensado, melhor oganizado, deixando de lado siglas e ideologias, se o primeiro shopping de Várzea terá o formato de estrela ou tucano, ou então que tivesse sido feito um encontro da juventude do PSDB apenas, o tempo seria melhor aproveitado. Um grupo de esquerda que não sabe se é realmente canhoto ou destro que fala muito (e muitas vezes mal) e pouco faz e um grupo de direita que ao menos teve a iniciativa de promover um encontro.
    Enfim, a organização e o apartidarismo deveriam ser palavras-chave para esse tipo de encontro, senão acaba como o Márcio bem disse: "uma guerra de egos".
    obs*: Na hora de desfrutar o coquetel ninguém tem partido.

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente o evento não foi benéfico para a juventude de Várzea Paulista, acredito que teríamos calorosas discuções de políticas públicas para a juventude, não fosse o clima de cunho político partidário que se instalou na Câmara Municipal. Aproveito a oportunidade para repudiar a atitude inépcia da intitulada JUVENTUDE DE ESQUERDA , presente para tumultuar o evento e com propósito único e exclusivo de defender a Administração Municipal , o PT(...) e principalmente seus cargos, desta forma não poderiam eles, participar de um debate democrático, pois tinham de defender os propósitos pré - estabelecidos.De maneira geral sempre é positiva qualquer manifestação da juventude em defesa de seus ideais, hoje vemos claramente que cada vez mais necessitamos de ações comuns para atingir propósitos, as atuais fusões nos mostram esta nova regra, haja visto os casos Itaú/Unibanco, Perdigão/Sadia, entre outros. Enfim, temos que vir para somar forças e não para dividir, não devemos nunca acreditar piamente em qualquer coisa que seja , sem antes fazer minuciosa análise; em outras palavras: aprender a pensar. Sair por aí reproduzindo percepções, discursos enviesados e opiniões ocas - isso qualquer um pode fazer, mas só seremos relevantes sendo cronistas da realidade.

    Eduardo Campos - executiva da Juventude Estadual / PTB

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente o evento não foi benéfico para a juventude de Várzea Paulista, acredito que teríamos calorosas discuções de políticas públicas para a juventude, não fosse o clima de cunho político partidário que se instalou na Câmara Municipal. Aproveito a oportunidade para repudiar a atitude inépcia da intitulada JUVENTUDE DE ESQUERDA , presente para tumultuar o evento e com propósito único e exclusivo de defender a Administração Municipal , o PT(...) e principalmente seus cargos, desta forma não poderiam eles, participar de um debate democrático, pois tinham de defender os propósitos pré - estabelecidos.De maneira geral sempre é positiva qualquer manifestação da juventude em defesa de seus ideais, hoje vemos claramente que cada vez mais necessitamos de ações comuns para atingir propósitos, as atuais fusões nos mostram esta nova regra, haja visto os casos Itaú/Unibanco, Perdigão/Sadia, entre outros. Enfim, temos que vir para somar forças e não para dividir, não devemos nunca acreditar piamente em qualquer coisa que seja , sem antes fazer minuciosa análise; em outras palavras: aprender a pensar. Sair por aí reproduzindo percepções, discursos enviesados e opiniões ocas - isso qualquer um pode fazer, mas só seremos relevantes sendo cronistas da realidade.

    Eduardo Campos - executiva da Juventude Estadual / PTB

    ResponderExcluir
  8. "Na hora de desfrutar o coquetel ninguém tem partido."

    ADOREI ISSO!

    ResponderExcluir
  9. Aguarde, já tenho um projeto para Varzea Paulista. Atualmente o cenario é assim: Louveira - Jundiai - Campo L. Paulista (PSDB - Prefeituras). Agora só falta Varzea Paulista para fechar.

    ResponderExcluir
  10. "Na hora de desfrutar o coquetel ninguém tem partido", reitero " e a moção de repúdio fica sem sentido"

    obs: nesta "moção" A JE(Juventude de Esquerda) repudia o coquetel e diz que "já se foi a época da instituição política do 'pão e circo'" IRRISÓRIO, comeram e "desfrutaram" do simples coquetel oferecido pela D´ju festas (minha mãe) rsrsrsrs

    ResponderExcluir