Páginas

segunda-feira, 25 de maio de 2009

A Conferência sobre Segurança Pública para a Juventude

O Conselho da Juventude arrebentou com a Conferência Livre sobre Segurança Pública. O primeiro evento realizado pela atual gestão, empossada no início do ano, mostra que o grupo não está para brincadeira.
Foi bonito o envolvimento dos conselheiros e voluntários que dedicaram o sábado para uma causa importantíssima. Fez sentido a frase da conselheira Fernanda Nucci: "Não subestime a capacidade dos jovens", com a participação de cerca de 300 jovens.


Roda mundo, roda gigante...

Antes da mesa de abertura, os batuques africanos valorizaram a diversidade como elemento da cultura de paz. Sob os versos da música "Roda Viva", de Chico Buarque, que marcou a resistência à ditadura militar, na voz da cantora Clarina, o grupo Performático Éos emocionou ao mostrar que o pior analfabeto é o analfabeto político, com o texto "O analfabeto político", de Brecht.

Na data certa

A gente só se deu conta de uma coincidência depois, mas deve ter sido porque "deus ajuda quem cedo madruga", como diz o ditado. O dia do evento, 23, marca no calendário oficial o "Dia da Juventude Constitucinalista", quando quatro jovens estudantes de São Paulo foram mortos num confronto com a polícia, em manifestação contra a ditadura de Getúlio Vargas.
As iniciais de seus nomes, MMDC, passaram a ser o símbolo da revolta de São Paulo que eclodiu no dia 9 de julho e passou para a história com o nome de Revolução Constitucionalista de 32. O movimento, que mobilizou cerca de 100 mil homens, defendia a instalação imediata da Assembléia Constituinte e acusava Getúlio Vargas de retardar a elaboração da nova Constituição do país.

Protagonismo juvenil na prática

A programação cultural da Conferência, que contou com rap, dança de rua, teatro, música instrumental, banda etc. de alunos das escolas estaduais, retratou o entendimento de que a "prevenção social do crime e das violências e a construção da paz", tema que pautou os debates, estão diretamente ligadas à valorização do comportamento jovem, com a oportunidade para que ele se expresse.

Ao permitir ainda que duas alunas, pertencentes a grêmios estudantis, fizessem a leitura do relatório final, fomos do discurso à prática do protagonismo juvenil.
A fala do prefeito Miguel Haddad de que a prefeitura quer um canal de comunicação direto com a juventude foi uma grande recompensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário