Páginas

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Hino da atualidade brasileira

José Renato Forner, outrora Zé, hoje MC Zé ao quadrado, ator e dono do blog www.quandoacabar-omalucosoueu.blogspot.com, se empolgou com o show do Marcelo D2 na Virada Cultural e escreveu o rap “É nóis”. Confira um trecho:

“(...) na escola me ensinaram o hino nacional
mão no peito, respeito. Ninguém pode falá mal
até hoje procuro o brado forte, retumbante
que vacilo, no vasculho só encontrei herói infam
e o grito da independência não foi dado por aqui.
polícia mata na bocada, não respeita nem guri
berço esplêndido só p'ra quem tem costa quente.
Quem não tem se ferra, não é gente (...)”.

Visões urbanas
Ilustrador: Insane
Contato: inn165@hotmail.com
Flickr: http://www.flickr.com/photos/insaneone

Não há vagas

Conseguir estágio não está fácil. Segundo o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), ao passo em que explode a procura por vagas, boa parte do empresariado se mantém de braços cruzados. A nova Lei do Estágio deixou contente quem já tem a vaga, porque estabeleceu certos benefícios, mas trancou a porta para novos estudantes.

...

Ironicamente, a autora da nova Lei do Estágio foi a deputada federal Manuela D’Ávila, do PCdoB, partido que domina a União Nacional dos Estudantes (UNE).

Especial da Conferência Livre sobre Segurança Pública

O primeiro evento realizado pela atual gestão do Conselho da Juventude, empossada no início do ano, mostrou que o grupo não está para brincadeira.
Foi bonito o envolvimento dos conselheiros e voluntários que dedicaram o sábado para uma causa importantíssima. Fez sentido a frase da conselheira Fernanda Nucci: "Não subestime a capacidade dos jovens", com a participação de cerca de 300 jovens.

Roda mundo, roda gigante...

Antes da mesa de abertura, os batuques africanos valorizaram a diversidade como elemento da cultura de paz. Sob os versos da música "Roda Viva", de Chico Buarque, que marcou a resistência à ditadura militar, na voz da cantora Clarina, o grupo Performático Éos emocionou ao mostrar que o pior analfabeto é o analfabeto político, com o texto "O analfabeto político", de Brecht.

Na data certa

O dia do evento, 23, marca no calendário oficial o "Dia da Juventude Constitucionalista", quando quatro jovens estudantes de São Paulo foram mortos num confronto com a polícia, em manifestação contra a ditadura de Getúlio Vargas.

Protagonismo juvenil na prática

A programação cultural da Conferência, que contou com rap, dança de rua, teatro, música instrumental, banda etc. de alunos das escolas estaduais, retratou o entendimento de que a "prevenção social do crime e das violências e a construção da paz", tema que pautou os debates, está diretamente ligada à valorização do comportamento jovem, com a oportunidade para que ele se expresse.
Ao permitir ainda que duas alunas, pertencentes a grêmios estudantis, fizessem a leitura do relatório final, fomos do discurso à prática do protagonismo juvenil.

A fala do Prefeito

A fala do prefeito Miguel Haddad de que a prefeitura quer um canal de comunicação direto com a juventude foi uma grande recompensa.

Ela tem mais atitude!

O escritor irlandês George Bernard Shaw disse que o homem insensato tenta fazer com que o mundo se adapte a ele. Fernanda Nucci, conselheira municipal da Juventude, é uma dessas insensatas. Converso com gente como ela a partir de hoje.

Você vai mudar o mundo?

Posso mudar o mundo com pequenos gestos. Por exemplo: educando bem minhas filhas. Um dia li que o papel da utopia é nos fazer chegar cada vez mais longe em busca do nosso alcance.

Não tem medo que o mundo mude você?

Só me permito mudar para melhor.

E se todo mundo lutasse assim?

Se todo mundo buscar agir com respeito à condição humana, responsabilidade social, ambiental e atitudes cidadãs, como diz a cantora Ana Carolina, a gente não muda o começo, mas muda o final.

Grosso calibre

No lançamento do livro do jornalista Sandro Vaia em São Paulo, dia 26, gente do calibre do prefeito Gilberto Kassab, dos jornalistas Cesar Giobbi e Fabbio Perez, do pintor Inos Corradin e... do ex-prefeito Ary Fossen.

Texto originalmente publicado na coluna Mais Atitude!, que assino aos sábados no Jornal da Cidade.

2 comentários:

  1. Bernard Shaw e o mundo mudado.
    É, pelo menos se contribuíssimos para não piorar, acho que já é um passo.
    Ser daqueles que contribuem com mudanças melhores é uma braçada de Thiago Pereira nas Olimpíadas.
    Adoro água!

    ResponderExcluir