Páginas

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Juventude debate segurança pública

Matéria publicada no Jornal de Jundiaí sobre a Conferência Livre sobre Segurança Pública, realizada pelo Conselho da Juventude:

A 1ª Conferência Livre sobre Segurança Pública, organizada ontem no Complexo Argos, pelo Conselho Municipal de Juventude, resultou em um documento com princípios e diretrizes para serem apresentadas na Conferência Municipal de Segurança Pública. O evento deve ocorrer entre os dias 27 e 29 de maio e vai contar com as ideias de cerca de 300 jovens que discutiram sobre o assunto.
O relatório final da conferência definiu, como ordem de prioridade, os valores e resgates dentro da estrutura familiar; a ação conjunta entre sociedade e seus segmentos; acesso e informação cultural; e a valorização do ser humano. Entre as diretrizes estão promover ações sociais em centros comunitários, com noções de cidadania; fomentar a formação de líderes comunitários; difundir que a segurança pública é responsabilidade de todos; facilitar debates que provoquem acesso à informação, à discussão e à formação de opinião; e viabilizar e fomentar políticas públicas de prevenção criminal, entre outras ações.
A professora Flávia Martinez, 25 anos, participou de um dos grupos de discussão e destacou que a viabilização de projetos nas escolas foi um dos pontos principais. "Existem grêmios estudantis nas escolas, mas as informações de eventos que ocorrem na cidade não chegam até eles". Já o presidente do Conselho Municipal da Juventude, Márcio Ferrazzo, enfatizou que o tema do evento foi "A Prevenção Social do Crime das Violências e Construção da Paz". "É a primeira vez que se abre um debate com a juventude sendo protagonista".

Nenhum comentário:

Postar um comentário