Páginas

segunda-feira, 25 de maio de 2009

O mur(r)o na ponta da faca

Muitas vezes me perguntam o porquê desta coluna. Basquiat, o jovem grafiteiro negro nova-iorquino que marcou o mundo da arte, provou que mais importa a mensagem do que o muro. Ao convidar um grafiteiro para ilustrá-la, reforcei o anúncio da estréia – há seis semanas – de que este espaço defenderia as idéias que resistem às advertências obscurantistas.

Visões urbanas
Ilustrador: Insane
Contato: inn165@hotmail.com
Flickr: http://www.flickr.com/photos/insaneone

Os mares da política

Não à toa o jornal Estadão publicava trechos de Os Lusíadas no lugar das matérias censuradas pelo regime militar. No livro de Camões, os deuses do Olimpo decidem o destino dos navegantes. Os versos mostram ainda o Velho do Restelo a acusar de vaidosos os que se lançam às aventuras ultramarinas, quando Portugal vivia um momento de euforia nas grandes navegações. Cruzar os mares da velha política muitas vezes dá tanto trabalho quanto cruzar o Oceano Índico.

O livro do Sandro Vaia em Jundiaí

A colunista do Estadão Sonia Racy anunciou quinta-feira o lançamento em São Paulo, dia 26, e eu anuncio o em Jundiaí: o livro “A ilha roubada”, do jornalista Sandro Vaia, sobre “Yoani, a blogueira que abalou Cuba”, pela editora Barcarolla, será lançado dia 29 de maio, sexta-feira, às 19 horas, no boteco Birra, na Av. 9 de Julho, nº 1200.

Mais do que secretário, tem direção

Na empolgação de sugerir um nome como o do Sandro Vaia ao prefeito Miguel Haddad, errei ao dizer no sábado passado que a secretaria de Comunicação está sem secretário. Na verdade, Clóvis Galvão, o secretário de Administração, comanda a reestruturação do órgão.
Clóvis tem experiência administrativa e faro político para deixar a casa em ordem antes que um novo comandante assuma. Quem criou o Compra Aberta, programa que diminuiu em média 22% do custo das compras públicas, através de pregões via internet, já coloca a secretaria na rota da transparência e da profissionalização da gestão pública.

...

Aliás, o time de Miguel Haddad possui mais gente que merece uma música do Marcelo D2, como a que ele fez para o Ronaldo, o fenômeno do futebol. José Antonio Parimoschi na de Finanças, Tânia Pupo na da Saúde e Carlos Umberto Rossi na de Recursos Humanos, além do Clóvis, justificam o que o prefeito chama de governo técnico.

O primeiro evento

A atual gestão do Conselho Municipal da Juventude realiza hoje seu primeiro evento. A Conferência Livre sobre Segurança Pública será realizada no complexo Argos, das 12:00 às 18:00 horas, e contará, além dos debates, com diversas atividades culturais de estudantes das escolas estaduais. O grupo teatral Performático Éos apresentará, antes da mesa de abertura, o texto “O analfabeto político”, de Bertold Brecht.

Feliz coincidência

Sábado, Virada Cultural, no aguardo do show da banda Vanguart, ouço: "Quem é esse Márcio Ferrazzo". A frase vinha do ator Julio Machado, de quem falei na coluna do Jornal da Cidade naquele exato dia. Já havíamos tido rápido contato, mas ele não lembrava. Contou-me um pouco mais sobre trabalhos que desenvolve na TV Cultura, discutimos financiamento de projetos culturais e até, juntamente com outros artistas, como o Kléber da banda Amatoria, chegou a sugerir a formação de um grupo para se aprofundar no assunto. Conhecer gente é a coisa que mais gosto de fazer. E não é todo dia que se conhece melhor um Julio Machado!

Virada Cultural Jundiaiense

Após o sucesso de público da Virada Cultural Paulista em Jundiaí – mais de 46 mil pessoas – os artistas sugerem a realização de evento igual só com apresentações de jundiaienses.

Banda Clã em São Paulo

Lançada no Espaço da Juventude no ano passado, a banda Clã estreiou em São Paulo ontem, no Itaim Bibi. Seu DVD foi gravado numa das salas do complexo Fepasa, antiga Estação Ferroviária.
Confira: http://www.youtube.com/user/bandacla.

Revelação

Um dos grandes feitos da TV Rede Paulista, afiliada da TV Cultura, foi a revelação da apresentadora do programa jovem Cult Shake, a talentosíssima Tati Wan, vocalista da banda Clã.

Prefeitura pedala projeto

Os ciclistas que participam da Bicicletada Jundiaí, toda a última sexta-feira do mês, podem sair mais felizes no dia 29 de maio: a prefeitura estuda a implantação de projeto destinado à construção de ciclovias no entorno das marginais e dos rios.

Texto originalmente publicado na coluna Mais Atitude!, que publico aos sábados no Jornal da Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário