Páginas

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Dos muros urbanos para o jornal

Meu xará Marcio Silva, o Insane, dos melhores grafiteiros de Jundiaí, ilustra a coluna a partir de hoje.

Ilustração: Insane
Contato: inn165@hotmail.com
Flickr: http://www.flickr.com/photos/insaneone

Ressuscitar o centro

Os grafiteiros – não os pichadores – sabem que ao invés de só polícia, quando as portas das lojas do centro da cidade se fecham, poderíamos colocar também cultura. Além de cimento, precisamos de massa encefálica para revitalizar o doente em morte cerebral.
Não adianta apenas expulsarmos travestis e reformarmos as calçadas e as fachadas, na falta de criatividade. Curitiba é um exemplo, com as ruas 24 horas, que colocaram gente onde havia escuridão.

Apressado Gepeto

Se a vacinação contra a gripe para os idosos termina dia 8, bem alertou uma amiga que o Seo Gepeto não precisaria deixar o Pinóquio com braço quebrado, olhando triste pela janela as crianças brincarem, para ir tomar vacina, como aparece na propaganda veiculada nos jornais e na TV.

Metástase = movimento ou disseminação de tecidos doentes de um órgão para outro

Quando lançamos a campanha Mais Atitude! e saímos às ruas de Jundiaí em abaixo assinado pela renúncia do Renan Calheiros da presidência do Senado, fui surpreendido com uma ligação em meu celular do deputado federal Fernando Gabeira. Ele soube por um parlamentar tucano e quis nos cumprimentar.
Gabeira sempre me serviu de referência. Além de suas atitudes em defesa da ética, poucos parlamentares contribuem mais para o debate nacional em defesa das liberdades civis, mas é decepcionante saber que até ele está metido no escândalo das passagens aéreas: utilizou passagem paga com nosso dinheiro para sua filha viajar para o exterior.

Genética da audácia

Ainda que Maya Gabeira, a filha beneficiada pela “ilusão do patrimonialismo do estado brasileiro”, como o deputado classificou a roubalheira, seja lembrada agora num contexto ruim, a menina merece uma outra nota sobre sua onda.
Aos 21 anos, é reconhecida mundialmente como a melhor surfista de ondas grandes da atualidade, mostrando a mesma audácia que o pai teve ao seqüestrar um embaixador americano para libertar políticos da esquerda presos pelo regime militar.

Maya Gabeira: http://www.mayagabeira.com.br/

Genioso e genial

Umas das coisas mais interessantes que tenho vivido é o contato com vários atores talentosos de Jundiaí. Um deles é o Zé Renato Forner. Genioso numa boa discussão sobre política cultural e genial não só pela montagem da lendária andarilha jundiaiense “Maria dos Pacotes”, enlouquecida após ser abandonada no altar, merece o acesso em seu blog: http://quandoacabar-omalucosoueu.blogspot.com/.

Virar a cabeça em busca da batida perfeita

Não vejo a hora de virar do sábado para o domingo com Marcelo D2, no Parque da Uva, que se apresenta à meia noite pela Virada Cultural de Jundiaí.
Ele chegou a ser preso acusado de apologia à maconha e hoje mostra que sua maior defesa é a da música como manifestação social sem fronteiras e preconceitos: já gravou com figuras da velha guarda como João Donato e juntou samba com rap em busca da batida perfeita.
Desabafo, seu sucesso atual, merece tocar também nas conferências sobre segurança pública que acontecem neste ano no país:

(...)Ok, então vamo lá, diz: Tu quer a paz, eu quero também, Mas o estado não tem direito de matar ninguém. Aqui não tem pena morte mas segue o pensamento. O desejo de matar de um Capitão Nascimento. Que, sem treinamento, se mostra incompetente. O cidadão por outro lado se diz, impotente, mas. A impotência não é uma escolha também. De assumir a própria responsabilidade. Hein?(...)”

Agenda 21 em Jundiaí

A palestra sobre “Crise Global e o Jeito Tucano de Governar” mostrou que poucos municípios desenvolvem a Agenda 21, documento produzido pela ECO-92, o maior encontro de estadistas da história mundial, destinado ao desenvolvimento sustentável.

...

Com a palavra, o ambientalista José Arnaldo de Oliveira, que, aliás, divulga seu novo projeto, o espaço Jundiahy Audiovisual: www.youtube.com/user/Jundiahyaudiovisual


Texto publicado originalmente na coluna Mais Atitude!, que assino no Jornal da Cidade.

2 comentários:

  1. Agora o blog do Zé vai bombar!!!!
    Grato pela consideração.
    Adorei o jogo de palavras com o "g"
    Genioso, eu concordo.
    Genial, vou me descobrir ainda... Um dia, lá nas paredes do Natura....rs

    ResponderExcluir
  2. Ahahahah... O Natura é testemuna, se não da genialidade, ao menos da nossa boa vontade de mudar as coisas, expressa nos fervorosas discussões... rs

    ResponderExcluir