Páginas

sexta-feira, 15 de maio de 2009

O mito do deputado

Na semana passada, falhamos ao não publicar a ilustração do grafiteiro Insane. Retorno ao tema, com o fato tão revelador do poder quanto o mito grego:
O deputado federal Sérgio Moraes, do Rio Grande do Sul, se utilizou da arrogância de Zeus ao afirmar que “se lixa para a opinião pública”. Como não precisa dela para se reeleger, lhe interessa o castigo ao Prometeu, amarrado pelo deus dos deuses por entregar o fogo, símbolo do conhecimento, para a humanidade.
Visões urbanas
Ilustrador: Insane
Contato: inn165@hotmail.com
Flickr: http://www.flickr.com/photos/insaneone

O acidente por trás do acidente

Ao matar dois jovens dirigindo em alta velocidade, com suspeita de embriaguez, carteira de motorista suspensa – carimbada com 30 multas e 120 pontos –, o deputado estadual Carli Filho mostrou que a população do Paraná sofreu grave acidente com sua eleição.
O comportamento do parlamentar, que possui apenas 26 anos, contribui para a morte da esperança na renovação responsável da política.

A visita ao Sandro Vaia

Aos 16 anos de idade, tive a oportunidade de mostrar meus artigos ao jornalista jundiaiense Sandro Vaia, então diretor de redação do Estadão, apresentado pela amiga Sandra Cárnio. Muito gentilmente, ele me recebeu em sua casa e, após alguns dias, me enviou suas críticas e sugestões.
Sempre me faltou certeza se queria ser político ou jornalista. Cheguei a solicitar desfiliação do PSDB na época, após ter meu potencial para a escrita reconhecido. Como não estou na política por acaso, mas por vocação, acabei permanecendo e ainda concorrendo a vereador em 2004, menos de dois anos depois.
Submeti minha incerteza ao Sandro, que me ajudou a clarear o ponto de interseção entre jornalismo e política: a preocupação com a sociedade – refiro-me, claro, às boas práticas, em que ele é referência.

O Scaringella da Comunicação

Sandro Vaia foi diretor de Redação do Estadão após comandar a diretoria de Informação da Agência Estado. Esteve à frente do processo de modernização gráfica e editorial do jornal. Reúne as experiências de executivo e jornalista, com qualidade técnica nos padrões da grande imprensa.
Seria um nome à altura do secretário de Transportes, Roberto Scaringella, fundador da CET de São Paulo e um dos maiores especialistas do país na área, para a secretaria de Comunicação, ainda sem secretário, do governo técnico de Miguel Haddad.

Livro do Sandro Vaia

Falo tanto de Sandro Vaia hoje não só pela sua importância, mas também pelo lançamento de seu livro “A ilha roubada”, no dia 26 de maio, das 18h30 às 21h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, sobre “Yoani, a blogueira que abalou Cuba”. Em breve será lançado também em Jundiaí.

Só para estudantes

A secretaria de Cultura esteve nesta semana na Unip para divulgar a Maratona de Bandas Estudantis, com show da ótima banda Tônica.
O problema é que se a banda que quiser se inscrever tiver alguém fora da escola, mesmo tendo também estudantes, terá sua inscrição negada.

Primeiro passo

Aliás, não nos enganemos: estamos ainda apenas no primeiro passo desta maratona, porque a atividade cultural dos jovens vai muito além de bandas formadas por jovens estudantes.

Alma do negócio

Na minha casa, muitas vezes sou questionado sobre os eventos culturais da cidade. Isso me impressiona porque se meus familiares, que vivem na região central, não sabem, imaginem a massa da população.
Como exemplo, Curitiba apresentou em maio seu Guia Cultural 2009, com distribuição gratuita e apoio do jornal Gazeta do Povo. Com design atrativo, apresenta a identidade do município, através dos seus principais pontos e eventos. Não se trata de nenhuma idéia genial, mas de política cultural com alma.

Verdadeira virada cultural

Quem acordou cedo, descanse à tarde porque começa hoje a Virada Cultural Paulista em Jundiaí. A programação pode ser acessada no site da prefeitura: http://www.jundiai.sp.gov.br/. Marcelo D2 vai lembrar, à meia noite no Parque da Uva, que a verdadeira virada cultural deve ser perseguida o ano todo.

Timing, com Julio Machado

O ator jundiaiense Julio Machado integra o elenco do curta-metragem “Timing”, ao lado do global Caco Ciocler, com quem também divide o palco na peça “Imperador e Galileu”. O filme será exibido no 13º Cultura Inglesa Festival, na unidade de Jundiaí da escola de inglês. Maiores informações pelo telefone 4521-0330.

Timing in Natura

Conheci o ator no bar Natura, reduto da boemia, localizado no Vianelo, onde o cantor e violonista Zambelli recebe, com sua cortesia habitual, cantores para palhinhas por vezes memoráveis, como na canção “Folhetim”, interpretada por Julio na ocasião.

Texto originalmente publicado na coluna Mais Atitude!, que assino aos sábados no Jornal da Cidade.

2 comentários:

  1. A melhor até agora!

    Vou puxar sardinha para o meu lado: acho que deveria investir mais nas publicações sobre a Cultura. Como a coluna de hoje.
    Ainda que o mundo dos poderosos engravatados seja (ou deveria ser) assunto de todos, acho as dicas e opniões culturais como uma boa fatia para preencher a coluna.
    Além do tema ser recheado e na maioria das vezes deixado às moscas...

    ResponderExcluir
  2. Você me incentiva, Zé! Obrigado!

    Vou buscar temas importantes relacionados à Cultura, contando com o apoio de vocês, artistas, para ver certas coisas e formar opiniões.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir