Páginas

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Nosso fígado se regenera?

Prometeu roubou o fogo dos céus, símbolo do conhecimento, e entregou aos humanos. Como castigo, Zeus, o senhor dos deuses, o amarrou e mandou uma águia comer eternamente um pedaço do seu fígado, órgão do corpo que se regenera.
Assisti à montagem teatral desse mito grego no feriado, pelo grupo experimental Circo Mínimo. No monólogo, o ator impressiona pendurado pelos pés quase 50 minutos, apresentando ao público as causa de sua punição e questionando os poderosos que o condenaram.
Quando pegos em flagrante, comendo nosso fígado, muitos que se acham Zeus na política brasileira não cansam de acusar e tentar amarrar Prometeu.

Visões urbanas
Ilustrador: Insane
Contato: inn165@hotmail.com
Flickr: http://www.flickr.com/photos/insaneone

Plantio na Câmara Municipal

Já está no forno o projeto do Parlamento Jovem na Câmara de Jundiaí. Gustavo Martinelli, o mais votado do PSDB, faz jus aos 23 anos e levanta a bandeira das políticas públicas para a juventude no Legislativo.
O projeto permitirá que estudantes simulem o papel de vereadores, com posse, sessões, mesa diretora e tudo mais. Gustavo recebeu a sugestão do deputado estadual Bruno Covas, que a enviou para 93 vereadores do PSDB com menos de 30 anos.

...

Como o cidadão pouco sabe das funções dos nobres edis, a importância do Parlamento Jovem é contribuir para a formação de eleitores mais críticos, menos clientes do assistencialismo e, quiçá, políticos legisladores e fiscalizadores do executivo.

Guerra de anfitriões

Conselheiros da Juventude que quiserem emagrecer não devem integrar grupo de trabalho. As reuniões, realizadas sempre na casa de um dos membros, tem se tornado uma guerra de quem serve melhor a mesa. O páreo está duro entre Edicarlos Vieira, da Unianchieta, Suénny Xanda, do CIEE, e Fernanda Nucci, do 3º Setor.

...

A comilança serve como fonte de energia para a organização da 1ª Conferência Livre sobre Segurança Pública para a Juventude, que o Conselho realizará no dia 23 de maio, a partir das 9 horas, no Complexo Argos.

Vem aí o Reencontro

Tive a idéia e o projeto anda a mil por hora. No segundo semestre, dividirão o palco a cantora Clarina Fasanaro e o ícone da boemia jundiaiense Roberto Zambelli, sob a coordenação do diretor teatral Carlinhos Pasqualin, no show “Reencontro”. Eles receberão ainda a cantora Odiles Moro, convidada pela Clarina, o cantor e instrumentista João JamPaulo, convidado pelo Zambelli, além do violonista Claudinei Duran – artistas que marcaram a trajetória de ambos.
Quando se conheceram, na década de 80, Jundiaí bombava culturalmente. Na época, dividiram o mesmo palco, do Teatro Glória Rocha. Agora voltam ao mesmo local, após percorrerem caminhos quase opostos.

...

O inusitado encontro me lembra show do internacional clarinetista Paulo Moura com o forrozeiro Josildo Sá. Estilos diferentes numa junção capaz de preservar cada identidade e ainda gerar uma terceira.
No Youtube, trecho de apresentação no programa Senhor Brasil, da TV Cultura: http://www.youtube.com/watch?v=49nuXgOndLA.

Avenida Cultural

O Pavão Misterioso aterrissa na 9 de Julho novamente para a 2ª edição do Espaço da Juventude. Convidado pelo movimento Mais Atitude!, o grupo Performático Éos assume a direção do local, abrindo uma avenida de possibilidades artísticas.

Maratona de Bandas

Até o dia 29 as bandas dos estudantes jundiaienses podem se inscrever para participar da 1ª Maratona de Bandas Estudantis, promovida pela Prefeitura, que será realizada no dia 28 de junho, a partir das 15 horas, no Parque da Uva.
O legal de participar, além da oportunidade de divulgar o trabalho, é que os três primeiros colocados estarão automaticamente classificados para a semifinal do Festival Jundiaí Canta Encanto. Maiores informações: 4251-6922 / 6193 (Casa da Cultura).

...

A Maratona de Banda é um bom exemplo de como os espaços públicos podem ser mais e melhor aproveitados.

Mesmo assim não desisto

“Até que minha última gota de suor seque sob o sol do inoportuno
Serei e minhas bandeiras
Cujos panos costurados pela ingenuidade
De tanto embalar o sonho
Sufocaram o pragmatismo.”

E para pedalar as idéias, vem aí a 2ª Bicicletada ao cair da tarde do próximo dia 29!

Texto originalmente publicado na coluna Mais Atitude!, que assino aos sábados no Jornal da Cidade.

Um comentário:

  1. Hum... Acho que me convidarei para as reuniões " da Juventude" rsrsrsr
    ************************************************
    Que bom que o Pavão possa voar novamente!
    ************************************************
    Ôba, não vejo a hora de ver os dois no Glória Rocha!
    ************************************************
    Que bom que o fígado se regenera... que bom!

    ResponderExcluir